#1YearToGo

Tóquio 2020 lança medalhas e celebra data

24.07.19

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio lançou nesta quarta-feira (24), a um ano da abertura do evento, as medalhas escolhidas após um concurso de design conduzido nacionalmente. Mais de 400 projetos foram analisados até a definição das ideias apresentadas por Junichi Kawanishi, diretor da Japan Sign Design Association e da Osaka Design Society.

O “intrincado design” - como foi apresentado pelo comitê - das cinco mil medalhas que serão distribuídas na Tóquio 2020 reflete padrões de luz para simbolizar a energia dos atletas e da torcida. Os desenhos também representam os competidores na luta pela vitória e trazem os temas olímpicos ligados à diversidade e à amizade. “Nunca sonhei que o projeto que submeti apenas como um memorial para este evento da vida seria realmente selecionado. Com seus anéis brilhantes, espero que as medalhas sejam vistas como um tributo aos esforços dos atletas, refletindo sua glória e simbolizando a amizade”, disse Kawanishi (veja mais abaixo um vídeo mostrando as medalhas com mais detalhes).

As medalhas foram produzidas a partir de material reciclado de celulares usados e outros equipamentos eletrônicos, como câmeras digitais, games e laptops. Eles vinham sendo coletados há dois anos. Sob o tema “Be better, together – for the planet and the people”, o comitê organizador pretende tornar estes os Jogos mais amigos do ambiente e os mais sustentáveis da história das Olimpíadas.

A proposta atraiu doações e apoio de 1.300 instituições de ensino e 2.100 lojas de varejo de eletrônicos no Japão. Foram instaladas caixas amarelas nos correios e em diversas esquinas do país, estimulando o público a doar seus velhos aparelhos.

Os mais de seis milhões de produtos arrecadados foram separados e desmontados. De seus componentes fundidos, surgiram 30,3 kg de ouro, 4.100 kg de prata e 2.700 kg de bronze, as metas que foram estabelecidas e atingidas com o fechamento do ciclo de coleta, em 31 de março.

Segundo o comitê, o conceito de fabricar as medalhas com metal reciclado já foi adotado em outros Jogos, como na Rio 2016, quando 30% das medalhas de prata e bronze foram produzidas dessa forma. Mas o Tokyo 2020 Medal Project diz que foi o único programa que envolveu de maneira massiva os cidadãos de um país na doação de dispositivos eletrônicos.

A reciclagem estará presente também na produção dos uniformes que serão usados no Revezamento da Tocha Olímpica. Os tecidos foram fabricados com plástico reciclado de garrafas. Os pódios que receberão os atletas ganhadores serão produzidos com resíduos domésticos e material retirado do oceano. A expectativa é que o público japonês contribua com cerca de 45 toneladas de plástico para criar os cem pódios dos Jogos.

Festa a um ano dos Jogos

O dia ganhou celebração em Tóquio para marcar a data, que contou até com a hashtag #1YearToGo. Foi feita uma transmissão ao vivo do parque olímpico como uma contagem regressiva pelo Olympic Channel (veja o replay aqui), com participação de atletas e com atividades espalhadas pelo local. No Instagram foi lançado um filtro com os anéis símbolos dos Jogos. E um vídeo foi publicado celebrando o fato de que falta apenas um ano para a abertura da #Tokyo2020.

#1YearToGo