arrow_backVoltar

2015: leve retração

Investimentos em publicidade chegam a R$ 132 bi, no Brasil

24.02.16

Os investimentos em publicidade no Brasil, em 2015, foram de R$ 132 bilhões, de acordo com dados da Kantar Ibope Media.

Apesar de o montante ser 9% superior ao volume registrado em 2014, se considerada a inflação do período observa-se uma retração de 0,9% no total investido no ano passado.

Entre os meios, a TV (aberta+paga) mantém a maior participação no bolo publicitário, com 69,6% do volume total de investimentos. Na sequência aparecem o jornal (14,8%) e o display (6,6%). Confira a tabela, na imagem abaixo.

"Devido à desaceleração econômica do Brasil, era esperado que o mercado publicitário sofresse algum impacto em 2015, o que foi confirmado pela leve retração que identificamos no patamar de investimentos. A indústria, por sua vez, voltou seus esforços para enfrentar os desafios e identificar oportunidades. Ainda assim, por mais que os anunciantes estejam mais cautelosos, observamos um movimento de reação em alguns segmentos", comenta Rita Romero, diretora executiva do Monitor da Kantar Ibope Media.

Leia anterior, com o ranking das 50 maiores agências de 2015, aqui.

2015: leve retração

/