45 Anos (3)

"Por que o Clube faz parte da minha história?" (Gabriel Schmitt)

27.05.20

Nascido em 1975, com a missão de valorizar e preservar a criatividade brasileira, o Clube de Criação completa 45 anos em 2020.

Para entender melhor a importância da entidade e sua contribuição à vida dos profissionais que integram o mercado publicitário, o Clubeonline exibe depoimentos que explicitam, sublinham e emolduram esta poderosa relação.

Espie hoje o texto de Gabriel Schmitt, Chief Creative Officer da FCB de Nova York.

"O Anúario rosa

Sergio Valente me deu meu primeiro estágio, na DM9, naquele esquema que você roda por todos os departamentos da agência, antes de ser expelido porque acabou seu prazo de validade.

Quando eu consegui escapar do atendimento e chegar à criação, a primeira coisa que entendi é que eu não entendia nada.

E aí, eu fiz as duas coisas que todo estagiário que se prezava fazia: encher a paciência de todos os criativos daquele prédio, e estudar o Anuário. O daquele ano era o rosa. No fim da primeira semana, ele estava decorado. Da carta do presidente, à última peça, na página duzentos e pouco.

Então, começou aquela dinâmica: do Anuário rosa para o do cérebro. Do Anuário do cérebro pro do limão. Do livro do limão pro das mãos. Do das mãos pro da pizza. Cada uma daquelas páginas ensinando, pacientemente, como chegar numa bendita ideia.

Eu não tenho dúvidas de que a Laís receberá 500 textos parecidos com esse, porque a verdade é que o Clube e o Anuário são indissociáveis. A vontade absurda de querer entrar no livro, me deixou mais próximo da entidade.

Entidade essa que não só nos representa, mas acolhe e ajuda a ter espaço na cultura popular, que (ainda) nos é de direito. Tão aí os Anuários - o rosa, o do cérebro, o do limão, o da pizza, o do fogo, o dos rótulos - que não me deixam mentir."

Leia anterior, com o depoimento de Zico Farina, aqui.

Veja também as declarações da série "Minha Estrela Inesquecível", aqui.

45 Anos (3)