arrow_backVoltar

Na França

Vincent Bolloré, do Havas, é preso sob acusação de corrupção

25.04.18

O bilionário francês Vincent Bolloré, acionista majoritário do Grupo Havas e que recentemente deixou o cargo de chairman da Vivendi, foi detido em Nanterre, próximo a Paris, como parte de uma investigação sobre alegações de corrupção na África Ocidental há quase uma década.

As autoridades alegam que a holding Havas realizou um trabalho envolvendo campanhas políticas na Guiné e no Togo, a preços abaixo do mercado. Os serviços publicitários supostamente teriam ajudado dois presidentes africanos a ganhar o poder.

Após a eleição da Guiné, o presidente Alpha Condé rescindiu um contrato com a então operadora do porto marítimo de Conarkry e o projeto foi entregue à Bolloré Africa Logistics.

O Grupo Bolloré, que confirmou estar sob investigação, nega as acusações afirmando que a alegação foi feita por um ex-funcionário não identificado, que recentemente foi condenado a quase quatro anos de prisão por "apropriação indébita de ativos".

A prisão acontece dias depois que Vincent Bolloré deixa o cargo de chairman da Vivendi. Na última quinta-feira (19), o executivo anunciou que seu filho, Yannick, assumiria a liderança do grupo de entretenimento e mídia.

No ano passado, a Vivendi comprou 60% da Havas (leia aqui).

 

Na França

/