arrow_backVoltar

AddBlack

Projeto 'mede' a participação de negros em comerciais

27.11.17

Os alunos Pedro Ferreira, Bruno Luiz, Matheus Miguel e Caio Rodrigues, do curso de Criação Publicitária da Cuca Escola de Criativos, assinam o projeto AddBlack.

Em um contexto em que os negros são muito pouco representados e muitas vezes estereotipados pela publicidade, o site se propõe a "analisar os tons de pele e cabelo das pessoas que aparecem em filmes publicitários, usando uma régua, que vai do branco total até chegar ao negro. Quanto mais claras forem as cores de quem estiver no filme, mais próxima do branco estará na régua. Da mesma forma, quanto mais tons escuros de cabelo e cor de pele houver, mais próxima do preto estará a régua (confira aqui algumas campanhas já analisadas).

De acordo com os idealizadores, o objetivo da iniciativa é "mostrar racismo velado na publicidade e propaganda a partir do debate de comerciais que não incluem negros e negras ou que são marcados pela presença de estereótipos."

A proposta é que o AddBlack funcione como um acervo que reúne comerciais que podem ser comparados, discutidos e reinterpretados sob um novo olhar.

A ideia surgiu durante as aulas da professora da Cuca Lara Rocatti, orientadora do projeto e diretora de arte da F/Nazca Saatchi & Saatchi.

Os estudantes também lançaram a hashtag #AddBlack, para promover o site.

 

AddBlack

/