Alvos do Genocídio

Criação da WT alerta para assassinatos da população negra

19.03.20

Para marcar o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, neste sábado (21), a Wunderman Thompson assina para a Coalizão Negra por Direitos a campanha "Alvos do Genocídio", que pretende chamar a atenção do público para os elevados números de assassinatos da população negra no Brasil.

Como o significado de genocídio se refere ao extermínio de pessoas motivado por diferenças étnicas, nacionais, raciais, religiosas e sociopolíticas, a entidade acredita que usar essa palavra para denunciar novos casos de homicídios de pessoas negras no Brasil pode mudar o jeito como o problema é encarado.

O objetivo principal da comunicação é divulgar números que evidenciam o racismo estrutural no Brasil, como os que mostram que, no país, 75% das vítimas de homicídios são negras e que os negros são 2,5 vezes mais vítimas de armas de fogo do que pessoas brancas.

As peças trazem dados que são apresentados em gráficos em forma de alvos de tiros, preenchidos proporcionalmente com a discrepância da porcentagem de assassinatos entre negros e não-negros.

A campanha é composta por mídia out of home em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, peças para mídia impressa, conteúdo criado por "influenciadores" e vídeos para o YouTube.

"A Wunderman Thompson Brasil nasceu com um forte legado de ações institucionais ligado à equidade racial. O alto índice de mortes violentas da população negra no Brasil e no mundo faz parte das questões que precisamos e devemos discutir, além de classificar propriamente para que essas mortes em grande escala não façam mais parte do cotidiano e caiam no abismo da normalidade. É preciso chamar a atenção do mundo e nosso desejo é estar ao lado de parceiros agentes de mudança, como a Coalizão Negra por Direitos”, afirma Keka Morelle, CCO da Wunderman Thompson Brasil.

A comunicação conta ainda com este site, que traz os gráficos e reunirá outros conteúdos da campanha. O público também pode preencher um abaixo assinado para enviar aos maiores veículos de mídia do país, convocando-os a tratar dos assassinatos da população negra como genocídio.

"A morte negra, violenta e em grande escala nunca comoveu a sociedade brasileira. Essa campanha é um passo importante para chamar a atenção dos grandes meios de comunicação para esse tema e dar a ele o grave nome que ele tem, genocídio”, argumenta Douglas Belchior, membro da Coalizão Negra por Direitos.

Ficha Técnica:

Título: Alvos do Genocídio