arrow_backVoltar

Ancine

Transferência de diretoria do Rio para Brasília em até 45 dias

25.07.19

O governo federal deu prazo de 45 dias para a diretoria da Ancine (Agência Nacional do Cinema) ser transferida do Rio de Janeiro para Brasília, segundo Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

A mudança proposta pelo presidente implica os custos que a transferência dos servidores vai acarretar e, na prática, mudaria pouca coisa.

"Na prática, o presidente está dizendo que os diretores têm que estar em Brasília (...), sinalizando que quer que a direção fique perto dele", comentou Vera Zaverucha, ex-diretora da Ancine e que participou da sua criação, em entrevista ao El País (leia aqui).

Além disso, no último dia 23, o porta-voz da Presidência da República Otavio Rêgo Barros anunciou as intenções do Palácio do Planalto de retirar a Ancine da gestão do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), destinado ao desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da atividade audiovisual no Brasil. O tema está em análise pela área jurídica do Palácio do Planalto.

Se essa mudança ocorrer, o orçamento de R$ 724 milhões deste ano ficará a cargo da Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério da Cidadania. Desse modo, a Ancine concentraria suas funções nas áreas de regulação e supervisão do mercado e não mais no fomento do audiovisual.

"O presidente não censurará filmes patrocinados pela Ancine. No entanto, o governo também não patrocinará filmes que atentem contra valores éticos e morais tradicionais da nossa sociedade", declarou Barros.

Leia anterior sobre o assunto, aqui.

Ancine

Transferência de diretoria do Rio para Brasília em até 45 dias

/