arrow_backVoltar

Batman 80

Exposição reúne acervo de 2 colecionadores no Memorial

12.07.19

Para celebrar os 80 anos de Batman, um dos super-heróis mais populares entre os brasileiros (e no mundo também), uma exposição irá oferecer uma experiência imersiva no mundo de Gotham City entre os dias 05 de setembro e 15 de dezembro no Memorial da América Latina, em São Paulo. A mostra, que tem curadoria de Ivan Freitas da Costa, colecionador e sócio-fundador da CCXP e da Chiaroescuro Studios, faz parte de uma programação mundial dedicada ao personagem da DC Comics e já está com ingressos à venda.

Em Batman 80 - A exposição os fãs poderão conhecer a Mansão Wayne e a Batcaverna, assim como o Asilo Arkham, o apartamento da Mulher-Gato e o covil do Coringa. Além da cenografia projetada para representar Gotham City, o acervo terá quadrinhos, itens raros e conteúdo explicativo que destaca a evolução do personagem e sua importância para a cultura pop. O material reúne o acervo de Costa e também de Marcio Escoteiro, maior colecionador de Batman do país e considerado um dos maiores do mundo.

Feita em parceria com a Warner Brasil, a mostra é uma realização da Chiaroscuro Studios, maior agência de representação de quadrinistas do mundo e sócia da CCXP. Foi concebida e criada no Brasil e para os brasileiros, com aval da Warner. São parceiros também Caselúdico, empresa especializada na criação e execução de exposições imersivas (no currículo cases como Castelo Rá-Tim-Bum, Tim Burton, Expo Mickey 90 e Quadrinhos); e Spoladore, que atua na produção de eventos como CCXP, Expo CIEE (maior evento estudantil da América Latina), Festival Unhide (um dos maiores festivais de Digital Art do mundo) e Rio 2016.

Algumas datas são tidas como aniversário do super-herói, mas a Warner comemora o dia 21 de setembro, que é chamado de BatmanDay e terá várias celebrações pelo mundo. A exposição no Memorial - que completa 30 anos em 2019 - faz parte desse calendário.

A expectativa de visitação é ambiciosa e se ampara na popularidade do herói. Como lembra Costa, os filmes baseados no personagem têm altas bilheterias. Por isso, a estimativa é ter um público superior a 200 mil pessoas durante o período da exposição.

O Memorial terá ainda loja oficial (incluindo edições limitadas, criadas exclusivamente para a exposição) e praça de alimentação, com área anexa tematizada. Ingressos são vendidos a R$ 35 (terça a sexta, das 12h às 21h) e R$ 45 (finais de semana e feriados, das 10h às 21h). Os bilhetes com hora marcada começaram a ser vendidos no dia 11 no site www.batman80expo.com.br. Vendas físicas, no Memorial, abrem no dia 05 de setembro.

Batman 80

/