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BBB21 no Twitter

Marcas que se destacaram na rede

07.05.21

O BBB21 gerou mais de 380 milhões de tweets no mundo, aumento de 40% em comparação ao programa do ano passado. A informação é do Twitter. Em meados de abril, a rede já tinha superado a edição anterior, com 300 milhões, conforme revelou Samantha Almeida, diretora de Twitter Next no Brasil, em entrevista para o Clubeonline (leia aqui). O BBB20 havia gerado 280 milhões de tweets, tendo sido o programa mais comentado no mundo em 2020.

Além das conversas do público sobre os acontecimentos do reality show, muitas marcas fizeram parte do sucesso do programa na rede. Elas usaram o Twitter não apenas para exibir produtos, mas também para se posicionar em relação a temas importantes que surgiram nesta edição, como saúde mental e preconceito racial e de gênero.

De acordo com dados do Global Web Index, 96% das pessoas que usam Twitter assistem à TV e escrevem no celular ao mesmo tempo. Quatro em cinco delas conversam em redes durante a programação na TV. Outra pesquisa, esta realizada em 2019 em parceria com a Kantar, indica que o Twitter também impacta na audiência de um em cada quatro programas da TV.

"O que você estava vendo no celular enquanto estava assistindo à decisão do BBB? Talvez você estivesse fazendo um comentário no Twitter sobre a expectativa da final ideal ou sugerindo uma prova de resistência. Com um adendo: existem grandes chances de o Boninho responder sobre o que achou da sua sugestão. O Twitter é sobre essa interação, na qual a audiência pode cocriar com os realities que mais ama e com as marcas que participam dele", explicou Samantha.

O Twitter destacou alguns cases de empresas que souberam usar o contexto e o momento de maneira adequada para se pronunciarem na rede e também conseguiram colocar em prática campanhas com bons resultados:

Americanas - A marca se conectou à audiência e manteve presença constante no Twitter ao alinhar sua comunicação offline, incluindo o diferencial de entrega rápida. Utilizou momentos-chave, como paredões e provas, para estar presente por meio de formatos de alto impacto.
https://twitter.com/americanascom/status/1381612331285819395
https://twitter.com/americanascom/status/1389371947612610567
https://twitter.com/americanascom/status/1367215946696384519

Avon - Além de ser a primeira marca de maquiagem a patrocinar uma edição do BBB, a Avon ganhou destaque na timeline com tweets que se conectaram diretamente com o que acontecia no dia a dia do reality. A marca pautou diálogos relevantes e, muitas vezes, conseguiu propor perspectivas proprietárias, alavancando as vozes referências sobre os temas em questão. Avon convidou ainda o ex-participante Lucas Penteado para uma live com Astrid Fontenelle, gerando mais engajamento na plataforma.
https://twitter.com/AvonBR/status/1355309638418395140
https://twitter.com/AvonBR/status/1366894274537791491
https://twitter.com/AvonBR/status/1361164272731107328

■ Lacta - Após comentário positivo de participante sobre um dos ovos de Páscoa da marca, a Lacta fez um tweet convidando sua audiência para experimentá-lo com um cupom de desconto especial - o que resultou na liquidação do estoque do produto duas vezes. A marca registrou 400% de crescimento de vendas na loja online em relação ao último ano e ficou em 4° lugar entre as marcas mais mencionadas dentro da conversa de #BBB21.
https://twitter.com/Lacta/status/1375954499349663744
https://twitter.com/Lacta/status/1375858444108959758

■ McDonald’s - Ganhou destaque com as campanhas "Fome de Méqui" e "Méqui BBBoxes", exibidas no programa. O McDonald’s criou versões de memes que conectaram as promoções dos seus lanches com os acontecimentos do reality. A marca promoveu uma das festas mais icônicas do programa, a "Festa do Pijama do Méqui". As roupas da festa foram vendidas no delivery.
https://twitter.com/McDonalds_BR/status/1370194637089091587
https://twitter.com/McDonalds_BR/status/1370924851796578304
https://twitter.com/McDonalds_BR/status/1370032937979219969

PicPay – Patrocinadora do programa, a marca utilizou os momentos em que foi ativada dentro do BBB para mostrar a facilidade e usabilidade do aplicativo, como no almoço do anjo e nas compras de alimentos para a casa. PicPay se conectou com a audiência ao engajar com pautas diárias do programa, utilizar vozes influentes na plataforma para ajudar a marca a contar sua história e promoveu uma festa com participação da cantora Iza.
https://twitter.com/gabhebling/status/1383828343703838724
https://twitter.com/raphaelviicente/status/1383831873093177345
https://twitter.com/picpay/status/1380651380466155523

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