Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Vem aí a 1ª BIAR
A 1ª Bienal Internacional de Arte de Rua de São Paulo (BIAR) deve rolar no segundo semestre de 2010.
O evento pretende reunir as mais variadas linguagens estéticas: o grafite, o pixo, os stickers (adesivos) e os lambe-lambes, entre outros.
A ideia é instituir no calendário cultural da cidade uma grande mostra que celebre essa produção contemporânea, periodicamente.
Serão convidados 50 artistas para expor trabalhos no museu e fazer intervenções por São Paulo, explica Rui Amaral, idealizador e um dos curadores do evento.
Banksy, o grafiteiro britânico que se consagrou como o artista de rua mais famoso da atualidade, e o italiano Blu são prioridade na lista dos convidados internacionais. O tamanho da BIAR, no entanto, vai depender do montante de recursos captados, diz Amaral, ele mesmo um dos pioneiros do grafite nacional, cujo traçado colore de azul, branco e amarelo o buraco da Paulista desde os anos 80 até os dias de hoje.
Fazem parte do corpo curatorial da BIAR, além de Amaral, Celso Gitahy e os grafiteiros Binho Ribeiro, Ozi, Samir Muad, Tikka Meszaros e Tinho.
A BIAR pretende explorar a história do grafite e expor painéis, instalações e vídeos no prédio que sediará o MAC (Museu de Arte Contemporânea) no Ibirapuera (antigo Detran). Ao mesmo tempo, o evento quer pulverizar trabalhos de artistas do Brasil e do mundo pela cidade, do centro às periferias de São Paulo.
Com infos da Folha Online