arrow_backVoltar

Black Ads Academy

Projeto do Google para afroempreendedores tem inscrições abertas

31.08.20

Criado em 2015 pelo Google, o projeto Black Ads Academy está com inscrições abertas até o dia 08 de setembro para sua nova edição. Ele tem o objetivo de capacitar estudantes, profissionais e empreendedores negros, seja para ajudá-los a encontrar oportunidades de emprego, mudar de carreira, atuar como autônomo ou gerenciar seu próprio negócio.

A iniciativa foi a pensada para aumentar a representatividade negra na publicidade, fomentando o ecossistema de marketing digital como um todo. A companhia conta que diversos parceiros se juntaram à proposta.

Desde o ano passado, o Black Ads Academy se tornou um programa oficial do Cresça com o Google no Brasil. Em 2019, quando o evento ainda foi presencial, as aulas tiveram 88 participantes, que foram selecionados em parceria com as ONGs Coesão, Goobec e Black Rocks.

Foram aprovados 47 jovens que receberam o certificado de Google Ads. Eles visitaram e compartilharam seus currículos com as agências parceiras. Uma das participantes do programa em 2019 foi Luana, moradora da Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo, que, depois do curso, foi contratada pelo Spotify.

Neste ano, o projeto, que acontece em setembro (veja datas mais abaixo), tem a parceria das organizações sem fins lucrativos Diver.SSA, Fa.Vela e Instituto Guetto, que serão responsáveis pelos workshops sobre empreendedorismo e desenvolvimento de carreira. O programa, que é gratuito, será realizado em ambiente digital, permitindo a participação de candidatos de todo o país. Para se inscrever é preciso preencher um formulário.

O Black Ads Academy será realizado com aulas ao vivo, por videoconferência. Estão incluídos exercícios teóricos e práticos sobre desenvolvimento e gerenciamento de anúncios no Google Ads - Rede de Pesquisa.

Mais ações
O programa é mais uma das iniciativas que o Google lançou recentemente pela diversidade. O Google Academy, hub de educação e conteúdos online sobre publicidade digital, terá uma sessão de treinamento focada nos desafios e necessidades específicas dos afroempreendedores brasileiros. O treinamento ao vivo será ministrado por especialistas de produto do Google em parceria com os AfroGooglers, grupo de googlers negros, e estará disponível para acesso a partir de 2 de setembro.

Para participar, os interessados devem acessar o site oficial e se inscreverem por meio do formulário. Depois, basta se conectar no horário agendado. Todos os conteúdos ficam disponíveis na plataforma, para acessar posteriormente.

Outra iniciativa é a doação de R$ 2,5 milhões a organizações não governamentais brasileiras focadas em projetos relacionados à justiça racial e em garantir um ambiente seguro para pessoas negras no Brasil. A doação é do Google.org, braço filantrópico do Google. As ONGs selecionadas serão anunciadas em breve.

O Google lançou também versão em português do site de compromissos com a igualdade racial, com atualizações dos esforços da empresa no mundo todo. A companhia preparou ainda o Manifesto #CoisaDePreto, pela valorização do afroempreendedor.

O vídeo foi criado pelo time de marketing do Google juntamente com os AfroGooglers, para passar a visão sobre o que #CoisaDePreto realmente significa. O rapper Rael faz a narração. O objetivo da campanha é o de transformar a expressão, colocando-a num lugar positivo, empoderador e longe de qualquer sentido pejorativo.

Em julho, o Google anunciou o fundo de R$ 5 milhões para startups fundadas e lideradas por empreendedores negros no Brasil. Essa é a primeira vez que o Google investe financeiramente em startups no país e a expectativa é que, inicialmente, sejam realizados cerca de 30 investimentos nos próximos 18 meses.

As etapas do Black Ads Academy deste ano estão divididas assim:
Etapa 1 – aulas de 14 a 28 de setembro (às segundas, terças e quartas feiras), das 18h30 às 20h
Etapa 2 - treinamentos (opcionais) com foco em desenvolvimento de carreira, processos seletivos e empreendedorismo em parceria com as ONGs Fa.Vela, Diver.SSA e Instituto Guetto. Entre 29 e 30 de setembro (data prevista)

Black Ads Academy

/