Boas práticas

ABA assina documento que retoma discussões com Cenp

01.06.22

A presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), Nelcina Tropardi, declarou, durante o evento "Boas práticas do mercado publicitário brasileiro", realizado pela entidade nesta terça-feira (31), ter assinado um documento que prevê uma participação maior nas discussões sobre o novo estatuto do Cenp (Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário).

Uma das fundadoras do Cenp, a ABA se desligou do quadro associativo da entidade em janeiro de 2021, alegando que “o mundo mudou”, bem como a comunicação, além de ter destacado que as novas tendências da indústria "envolvem interesses tanto das marcas, quanto dos veículos e das agências" e que teria "a obrigação de discutir como tornar o mercado mais livre e dinâmico" (leia aqui).

Em novembro de 2021, a ABA apresentou o Guia de Melhores Práticas ao Mercado Publicitário (leia na íntegra aqui), resultado de debates realizados com mais de 80 líderes, incluindo, além dos profissionais de empresas anunciantes, executivos de agências e veículos, integrantes do Movimento pelas Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro. O documento foi construído a partir de convite feito pela ABA ao mercado, em março do ano passado, para diálogo sobre a autorregulamentação (aqui).

As discussões com o Cenp foram retomadas nos últimos meses, em reuniões com o novo presidente, Luiz Lara, que foi anunciado no cargo no último mês de dezembro (leia aqui). Em novembro do ano passado, a entidade havia anunciado a criação de um novo modelo de governança, que eliminara o cargo de presidente-executivo. Na ocasião, Caio Barsotti, que respondia pela função, deixou o Cenp (aqui).

Boas práticas