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Brandcast 2021

Para 91% dos espectadores, o YouTube os ajuda a aprender algo novo

21.10.21

Em 2021, o YouTube se consolidou como a plataforma que ajudou a população brasileira a se divertir, relaxar, mas também a aprender. No país, 91% dos espectadores disseram que a plataforma de vídeo do Google os ajuda a aprender algo novo, com um conteúdo de alta qualidade (83%) e que não conseguem encontrar em nenhum outro lugar (74%). Os dados fazem parte da pesquisa Why Video 2021, encomendada à Talkshoppe pelo Google e realizada em julho de 2021 com 2000 entrevistados de 18 a 65 anos em todo o Brasil.

O YouTube é a plataforma que as pessoas acessam para aprender e isso ficou ainda mais claro durante a pandemia, quando muitos EduTubers se destacaram e ajudaram estudantes a manter sua rotina de aprendizado”, explicou Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.

O estudo foi apresentado durante o Brandcast 2021, evento anual em que o YouTube revela, principalmente para agências e anunciantes, novidades que serão lançadas na plataforma nos próximos meses, bem como destaca resultados comerciais de campanhas executadas. A sétima edição do Brandcast aconteceu, de forma online, nesta quinta-feira, 17.

Em 2020, anúncios em vídeo no YouTube ajudaram as empresas a registrarem cerca de 1,4 bilhão de conversões no mundo todo. Os números mostram que o impacto do YouTube na jornada dos consumidores segue mais forte do que nunca”, disse Coelho, que abriu o evento na companhia do criador e comediante Yuri Marçal.

O presidente do Google Brasil chegou a comentar sobre o lançamento do botão Click To Buy direto do vídeo, que ainda está em beta. “Mas daqui a pouco estará disponível para todo mundo”, emendou.

A nova “dupla de apresentadores” do Brandcast 2021 divulgou ainda que 76% dos entrevistados da pesquisa Why Video 2021 declararam que recorrem à plataforma de vídeos para decidir quais produtos comprar e 63% afirmaram que anúncios e conteúdos patrocinados em vídeo os torna mais propensos a consumir determinados produtos.

"No YouTube, as pessoas encontram o conteúdo que elas buscam e os criadores que amam, uma combinação que traz resultados para as marcas que se conectam de maneira significativa com nossa comunidade de usuários”, completou Coelho. “Por isso, ficamos honrados ao constatar na pesquisa que o YouTube é a plataforma de vídeo que faria mais falta na vida dos brasileiros caso deixasse de existir.”

Dois mil canais com + de um milhão de inscritos

Com 113 milhões de pessoas maiores de 18 anos no Brasil, segundo a ComScore, a audiência do YouTube não para de crescer. Dados internos da empresa indicam que, no total, dois mil canais nacionais já ultrapassaram a marca de mais de um milhão de inscritos — um aumento de 30% em relação a 2020.

O conteúdo desses criadores é determinante para que muitas pessoas decidam dedicar tempo à plataforma: 86% dos brasileiros acreditam que os vídeos postados por eles têm um alto valor para quem assiste, segundo o estudo da Talkshoppe.
Outro dado de comportamento é que já são 60 milhões de brasileiros acompanhando o YouTube pela TV. Deles, 82% o fazem na companhia de alguém.

Empregos e PIB

Coelho apresentou ainda números de outro estudo, o Relatório de Impacto, produzido pela Oxford Economics sobre o YouTube Brasil/ 2020. A plataforma gerou mais de 122 mil empregos e R$ 3,4 bilhões para o PIB no ano passado.

Essa foi uma dentre várias informações divulgadas no evento. O Brandcast contou com a apresentação de Vitor diCastro, do canal Deboche Astral, e Amanda Mendes, do canal Tô de Crespa, que abordaram cases desenvolvidos na plataforma por empresas como Samsung e Quinto Andar.

Também estiveram na pauta o YouTube Shorts, plataforma de vídeos curtos que ficou disponível para os brasileiros em julho deste ano – que já conta com potências na criação de conteúdo como Jooj Natu, Giulia Araki, Sau Sampaio e Tiago Artitrekos – e o Black Voices Fund, fundo de investimento para criadores negros que já contemplou criadores de conteúdo como Ana Paula Xongani, Spartakus, Nátaly Neri e 10ocupados. Ele foi renovado para 2022. Em novembro, acontecerá a live do YouTube Black Voices.

Foram exibidos momentos marcantes de 2021, como os Jogos de Tóquio, com destaques para Rebeca Andrade e a ginasta americana Simone Blines, e o pouso do Rover Perseverance, da Nasa, em Marte.

O evento ainda teve a participação do head de cultura e tendências do YouTube, Kevin Alocca, que falou de tendências e curiosidades da plataforma, como a expansão das lives no ano passado, o crescimento dos vídeos de podcasts – fenômeno forte deste 2021 –, e um maior apoio às transmissões esportivas.

Estiveram ainda no Brandcast MC Soffia, que abordou o Shorts, formato muito apreciado pela geração Z, mas que tem forte potencial para criadores de diversas idades (já são 2 bilhões de usuários); e a empresária Luiza Trajano em um bate-papo com a jornalista Astrid Fontenelle, que debateram sobre a motivação por trabalhar com conteúdos do YouTube – elas estrearam canais na plataforma. Houve shows de Péricles, Urias e Luísa Sonza.

Paulistão 2022

Entre as novidades do YouTube estão os Originals, como o reality do Porta dos Fundos, o “Futuro Ex-Porta”, que estreia no próximo dia 30 e atraiu mais de 7 mil inscritos. E diversos pacotes comerciais, incluindo o Paulistão 2022.

A primeira edição do campeonato estadual a ser transmitido pela plataforma do Google abre a possibilidade para marcas que investem no evento esportivo explorarem novos formatos em múltiplos canais, com criadores do YouTube – como o canal Desimpedidos -, e em formato interativo, o que não era possível na TV tradicional.

O Google lembra ainda que pacotes de eventos como o Dia do Solteiro (11 de novembro) e Black Friday trazem a potência do live commerce e a força do marketing de influência, com lives conduzidas por criadores de conteúdo potencializando vendas. É o caso de marcas como a Americanas, que apostam no formato desde 2019.

Cara de festival

A R/GA cuidou da gestão criativa e da pós-produção do Brandcast, o maior evento do YouTube no Brasil, que não teve público presencial, como em outras edições. Com o conceito “Tem sempre um novo play”, ele reuniu em três palcos a apresentação de conteúdos, pelos quais o público pôde transitar, como acontece em um festival. Quem viu pelo YouTube, teve a visão do palco e também do backstage.

Assim, como explica a agência, o YouTube Brandcast apresentou o dinamismo dos festivais e mostrou que “tem sempre um novo play” no momento em que os temas se alternavam no evento. A cada mudança de cenário, houve uma nova atração, um novo criador, uma nova informação. A  aposta foi num formato que se aproximasse o máximo possível de um evento real.

O Brandcast pode ser conferido a hora que quiser, até o dia 24. Essa proposta procurou atender à rotina intensa e imprevisível do público do evento, formado em sua maioria por lideranças do mercado de comunicação de alto escalão. Depois disso, os melhores momentos serão reunidos e enviados para os convidados por meio de um link.

Ficha Técnica

Título: YouTube Brandcast 2021
Cliente: YouTube
Produto: YouTube
Agência: R/GA São Paulo
SVP, Managing Director: Fabiano Coura
VP, Executive New Business Development Director: Marcio Oliveira
VP, Executive Creative Director: Mauro Ramalho
Diretoras de Criação Geral: Marina Erthal e Luciana Lins
Diretores de Criação Associados: Joana Mendes e Pedro Reis
Criação: Vitor Lessa, Vitor Zillo, Matheus Valery, Gabriel Damasceno, Lucas Dias, Lucas Ferraz, Pedro Mesquita, Pedro Rosadas, Nathalia Ehl e Wander Tosta
Atendimento: Isabel Julianelli, Rafael Morandini e Gabriel Mendonça
Diretor de Produção: Flaviz Guerra
Produção: Letícia Fiaschi e Priscilla Lima
VP, Executive Strategy Director: Giacomo Groff
Executive Strategy Director: Karina Corchs
Estratégia e Conteúdo: Anna Galisi e Laura Aires
Content Studio: Viviane Guedes, Leonardo de Jesus, Bruno Souza, Rodrigo Santos, Thieny Prates e Ana Monte
Motion Design, edição e pesquisa de imagens: Francisco Beraldo, Alice Aguiar, Gustavo Tadini, Lui Nogueira, Raphael Portella, Rafael Pacheco, Alexandre Barreto, Vitor Araujo, Caio Martins, Leticia Angelo e Marcelo Mayer
Clientes: Susana Ayarza, Marcella Campos, Rodrigo Alarcon, Victor Majer e Sheila Pereira

Produtora: Dia Estúdio
Diretor: João Monteiro
Direção Criativa: Audrey Nobrega e João Monteiro
Assistente de Direção: Beatriz Salati
Diretor Executivo: Rafael Dias
Produtor Executivo: Rodrigo Antonio Martins
Diretor de Fotografia: Rafa Giacondino
Diretora de Produção Filme: Belle Acioli
Diretor de Arte: Annik Maas
Montagem: Fernando “Magnata”

Produtora de som: Zamunda Studio
Locução: Luciana Lins

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