Cannes Lions 2015

O que pensam os jurados (Giovanni Rivetti)

29.05.15

O Clubeonline apresenta um bate-bola sucinto e objetivo com todos os jurados que irão representar o Brasil no Cannes Lions, este ano.

Acompanhe abaixo o que tem a dizer Giovanni Rivetti, da New Content, nosso jurado em Branded Content.

1. Nome, cargo e há quantos anos comparece ao Cannes Lions.

Giovanni Rivetti / CEO da New Content
Desde 2007

2. É sua primeira vez como jurado neste Festival? Qual a importância deste convite?

Sim. Ser jurado em uma categoria que ajudei a estabelecer é muito gratificante. Consagra toda uma opção de carreira e convicção profissional, que fiz em 1999, ainda de dentro de uma agência de propaganda.

3. Como você está se preparando para o julgamento?

Já estou em processo de pre-judging on line e em contato com muitos colegas que inscreveram cases na categoria. Aliás, tem sido muito bacana esse contato prévio para poder me aprofundar nos cases e ser capaz de contribuir melhor com o júri, caso algum questionamento seja feito em relação às inscrições brasileiras.

4. Já viu trabalhos, nacionais ou internacionais, na sua categoria ou em outras, nos quais aposta?

Sim, vários! Dessa vez, prefiro não apostar. Até porque, vou julgar ;)

5. De modo geral, quais suas expectativas em relação ao desempenho do Brasil, este ano, no Festival?

Tenho certeza que o Brasil vai manter o ritmo de crescimento na categoria. Temos bons cases inscritos.

6. O Cannes Lions virou um grande Festival, com mais categorias a cada ano e no qual as agências brasileiras investem um grande montante de dinheiro, não só em inscrições, mas também no envio de suas equipes. Você mudaria alguma coisa no Festival, se pudesse?

Mudaria sim. Eu implementaria um sistema de compra e reserva de assentos nas palestras, ao invés de ter que comprar “tudo” e não conseguir lugar em quase “nada”. A maior crítica que faço ao Festival é nessa parte de efetivamente entregar o que vende, na parte de conhecimento/palestras. Hoje isso não é bem resolvido. Quanto ao volume de categorias, acho absolutamente natural e necessário que tenha acontecido. A real é que demorou. Cannes primeiro mudou de nome, e só depois de atitude. Infelizmente a inércia do festival enquanto “de publicidade” era muito grande e é com base nisso que algumas pessoas hastearam essa bandeira. Pura nostalgia de uma era que já que mudou.

7. Como avalia a qualidade das palestras e a infraestrutura do evento?

Como disse antes, acho que poderíamos ter mais qualidade aqui. Sobretudo na forma como compramos e usufruímos dessa parte do Festival. Quanto ao conteúdo, sempre há o “Jabálestra”, e por vezes de onde/quem menos se espera.

8. O fato de agora haver um grande número de ‘celebridades’ anunciadas dentre os palestrantes te parece um diferencial atraente?

Não necessariamente. Investiria em mais “personalidades” do que em celebridades. O importante é ter o que dizer. É ter feito algo digno de ser compartilhado em um palco tão caro.

9. Recomenda alguma palestra nesta edição do Festival?

Essa é a minha watch list para esse ano: Julia Louis-Dreyfus / Jamie Oliver / Daiva Staneikaite Naldal (Lego) / Pharrell Williams / Martha Stewart

10. Algo mais?

Obrigado!

Leia anterior, com o jurado Glen Valente, do SBT, aqui. Todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2015