Cannes Lions 2016

GP de Promo vai para os Estados Unidos

20.06.16

A Venables Bell & Partners, de São Francisco, ganhou o Grand Prix de Promo & Activation com #optoutside, para a rede de lojas de esportes de aventura REI (conheça aqui).

O Brasil conquistou apenas 2 Pratas e 1 Bronze na categoria (veja aqui).

A jurada brasileira foi Maria Laura Nicotero, da Momentum.

O presidente do júri, Rob Reilly, chairman criativo global do McCann Worldgroup, afirmou que a decisão dos profissionais que julgavam a categoria foi pela valorização do trabalho das marcas. Havia muito boas campanhas, mas que eram feitas para ONGs, causas e instituições. Não que isso seja ruim, esclareceu. Mas os jurados optaram por destacar cases em que uma marca se propôs a ter uma atitude. O exemplo citado por Reilly foi o vídeo Like a Girl, de Always. No caso da ação da REI, a proposta foi fugir ao Black Friday, tradicional data de compras, na qual o consumo se sobrepõe muitas vezes à necessidade real de se ter um determinado produto. A rede estimulou seus consumidores e funcionários a escalar uma montanha, a fazer uma trilha, a aproveitar a vida lá fora, em vez de ficar preso a um computador tentando adquirir algum item. A atitude da REI foi seguida por mais de 150 organizações (confira mais abaixo).

Reilly elogiou outro trabalho ganhador de Ouro que esteve cotado ao Grand Prix. É Brewtroleum, da Colenso BBDO, de Auckland (Nova Zelândia), para a marca de cerveja DB Export (Heineken). Trata-se de gasolina acrescida de subprodutos que sobram da fabricação de cervejas. O combustível acrescido de "cerveja" não é uma novidade, mas a marca trabalhou a proposta com humor. A ideia é que os consumidores poderiam salvar o mundo ao tomar uma cerveja (veja o vídeo mais abaixo). "É difícil reconhecer uma ação pelo seu humor. Todos gostaram dessa campanha e tivemos muitas discussões para definir o Grand Prix. No final, prevaleceu a campanha que faz promoção com uma anti-promoção", explicou Reilly.

Leia tudo sobre o festival no #ClubeinCannes.

Cannes Lions 2016