Cannes Lions 2017

Diminuem inscrições, mas participação do Brasil cresce

16.06.17

A organização do Festival de Cannes divulgou os números da edição 2017. Ao todo, foram 41.170 inscrições feitas em 24 categorias. Esse total é menor do que o obtido no ano passado: 43.101 campanhas inscritas, um desempenho que bateu recorde. Mas é melhor do que a edição 2015, quando foram inscritos 40.133 trabalhos. Uma das marcas deste ano é o aumento de participação direta dos anunciantes. Em comparação ao ano anterior, houve uma alta de 69% nas inscrições.

O Festival reportou também que houve uma “mudança notável” na participação por países, com mais campanhas inscritas vindas de regiões como China, América Latina e Emirados Árabes Unidos. A organização destacou que as inscrições do Brasil aumentaram (cerca de 3 mil este ano contra 2.800 ano passado) após anos de participações reduzidas. Isso compensaria os números de inscrições “ligeiramente menores do Reino Unido e de outros países da Europa Ocidental”. Dados mais específicos não foram divulgados.

Na avaliação por categorias, entre as que tiveram desempenho positivo estão as do Lions Health (para Health & Wellness e Pharma, cujos vencedores serão revelados neste sábado): a participação está 9% acima do verificado no ano passado. Creative Effectiveness teve um aumento de 59% nas inscrições. E as campanhas que entraram para disputar o Glass Lions subiram 31%.

O brasileiro José Papa, diretor-geral do Cannes Lions, destacou a maior participação no Creative Effectiveness. Para ele, esse desempenho se alinha com a campanha do Festival pela criatividade como uma força positiva para os negócios e também leva, por meio dos trabalhos vencedores, outros anunciantes a se orientarem na busca por se tornarem mais ambiciosos do ponto de vista criativo.

outras disputas tiveram declínio. Em  canais tradicionais, como Outdoor e Print & Publishing, a variação de um ano para outro representou a “grande maioria (80%) da diferença em relação às inscrições de 2016”, informou a organização. Digital Craft e Entertainment Lion for Music, premiações lançadas no ano passado, tiveram os piores números.

Para os organizadores, é preciso esperar mais tempo para saber como as categorias se comportam, sobretudo as novas. Radio, disputa criada em 2005, teve queda de 11% em 2016. De acordo com Simon Cook, diretor de premiações no Cannes Lions, isso poderia sugerir um declínio no setor. No entanto, as inscrições nessa categoria subiram 5% neste ano.

Cannes Lions 2017