Cannes Lions 2019

Creative Effectiveness: Brasil sem Leão e GP para França

20.06.19

O Brasil não leva Leões em Creative Effectiveness este ano. O país emplacou 2 shortlists com o mesmo trabalho: "This Coke is a Fanta" , da David para Coca-Cola, mas não está entre os 12 Leões que o júri escolheu na categoria.

O Grand Prix vai para "Black Supermarket", da Marcel Paris para Carrefour. Eles criaram dentro da rede de supermercados um "mercado negro" para vender produtos orgânicos considerados contra a lei, assumindo os riscos legais desta ação. Segundo o videocase vencedor (assista abaixo), em abril deste ano foi votada a liberação da plantação e comercialização de orgânicos.

Uma curiosidade sobre o case: em 2018 "The Black Market" levou 4 Ouros, 7 Pratas e 3 Bronzes. Disputou o GP de Direct com o trabalho vencedor, "Palau Pledge", um carimbo de comprometimento de preservação da ilha da Micronésia, que tem o nome do case. O próprio jurado francês, Gäetan du Peloux, diretor de criação da Marcel Paris, defendeu o trabalho vencedor daquele ano para o prêmio máximo, mesmo tendo o da sua agência na disputa, e carimbou o próprio braço com a peça da campanha concorrente (relembre aqui).

Vale lembrar que, para inscrever em Creative Effectiveness o trabalho precisa ter vencido no ano anterior.

Em 2018, o único shortlist da categoria virou Leão de Bronze (relembre aqui).

Saiba o que está acontecendo em Cannes, aqui.

#ClubeemCannes

#ClubeemCannes2019