Cannes Lions 2019

Festival discute impacto das marcas sobre a cultura

22.02.19

As marcas estão procurando gerar impactos sobre a cultura da sociedade. E também tentando entender de modo mais profundo o impacto das transformações culturais sobre elas. E isso inclui até a cultura pop, que atrai milhões de consumidores pelo mundo. Vide o sucesso de eventos como as Comic Cons, entre elas a brasileira CCXP. O Festival de Cannes, que acontecerá entre os dias 17 e 21 de junho, irá explorar esse tema, um dos dez que a organização divulgou como parte da programação desta edição.

O Cannes Lions dividiu deste modo seu conteúdo:

1. Brands in culture
2. Re-imagining storytelling
3. Proving the value of creativity
4. Embracing inclusion, equality & diversity
5. Future-proofing creative organisations
6. Winning in the digital economy
7. Creative strategy & how to reach the reluctant consumer
8. The new rules on brand purpose
9. Creating exceptional consumer experience
10. Trust, ethics & transparency

No tema que mescla marcas e cultura, o festival já garantiu a presença de um ícone pop: a japonesa Marie Kondo, referência mundial da organização caseira, que agora também faz parte da grade da Netflix. Ela estará no palco junto com a agência BlueCurrent, de Tóquio, em painel que pretende explorar traços culturais ancestrais do Japão com insights modernos.

Outro painel anunciado discute como romper com regras tradicionais pode ser importante. Entre os debatedores estarão Richard Walker, diretor-geral da varejista Iceland, que fez uma campanha de Natal com o Greenpeace que não foi veiculada na TV por ter sido considerada muito “política” por uma entidade inglesa que regulamenta a publicidade. O filme (uma animação) foi exibido nas redes sociais (veja mais abaixo). No debate estarão representantes do Greenpeace e da Mother.

Entre outros palestrantes confirmados pelo Cannes Lions estão líderes de marketing como Marc Pritchard, da P&G, Brad Hiranaga, da General Mills, e Gail Horwood, da Kellogg, e personalidades como a atriz Sophie Bush (da série One Three Hill) e o presidente eleito da Colômbia Ivan Duque. Há também brasileiros na programação como Fernando Machado, do Burger King, e Eco Moliterno, da Accenture.

Cannes Lions 2019