Cannes Lions 2020 / 2021

Receita chegou a US$ 47,7 mi

29.07.21

A Ascential, dona do Cannes Lions, divulgou resultados do primeiro semestre. Uma de suas divisões, a de Marketing, é a que reúne os números relativos ao Festival. O evento teve receita de £ 34,4 milhões – ou o equivalente a US$ 47,7 milhões –, em comparação aos £ 67,8 milhões obtidas no mesmo período em 2019. Ou seja, o montante corresponde a pouco menos da metade do que foi obtido na edição anterior. O Cannes Lions deste ano, que somou trabalhos de 2020 e 2021, foi virtual.

Mas em relação aos valores específicos do benchmark (premiações e demais atividades envolvendo a curadoria do Cannes Lions) os números foram considerados mais positivos pela Ascential. Em tempos anteriores à covid, a receita se dividia entre o dinheiro arrecadado com o evento físico e com o benchmark, cada parte respondendo por 50% do faturamento.

Segundo a Ascential, a divisão de Marketing se recuperou no primeiro semestre de 2021. O desempenho da receita digital teve bom crescimento nas plataformas de assinaturas do Lions e da WARC, outra propriedade da Ascential.

O Festival deste ano teve 29 mil inscrições, vindas de 90 países. Parte delas foi feita por agências independentes e produtoras (leia mais aqui). Neste ano a Ascential contou ainda com as adesões ao Lions Membership, que foi lançado em junho. De acordo com os organizadores, o evento online atraiu cerca de 13 mil participantes.

Além disso, segundo a companhia, o Cannes Lions conseguiu bons contratos de patrocínio, receita com a parte de curadoria oferecida pelo Festival e a plataforma The Work teve um bom crescimento durante a semana. O Creative Transformation Advisory, outro negócio ligado ao Festival, atendeu clientes como AB InBev e PepsiCo.

Cannes Lions 2020 / 2021