Cannes Lions 2020/2021

Ano diferente para o júri...

19.06.21

Se já está difícil pra você acompanhar os resultados do Cannes Lions 2020/2021 e suas quase 30 categorias, mesmo contando com nossa cobertura, que antecipa e organiza as informações o tempo todo por aqui :), imagine o trabalho dos jurados.

Os votos são dados em um ambiente sem o encontro físico ou virtual, já que cada um julga no horário apropriado para seu país e sua rotina; sem as discussões que ajudam a tirar dúvidas e tomar decisões; e sem a imersão e foco que as salas do Palais propiciam, afinal, a grande maioria está em casa, em home office, desde o início da pandemia, de onde também respondem ao cotidiano de trabalho de suas empresas, ao mesmo tempo em que estão cercados por distrações domésticas. Vale ressaltar ainda toda a questão emocional da perda ou adoecimento de pessoas próximas, e da insegurança mundial, e a situação de saúde caótica que a maior parte dos países ainda vive e que, obviamente, pode interferir no rendimento humano.

Além disso, esta edição reúne trabalhos que seriam inscrito em dois anos de festival, já que em 2020 não houve Cannes Lions, com ideias e execuções concebidas em realidades muito distintas: o mundo pré e o mundo pós-pandêmico. "A despeito disso tudo, é surpreendente ver o alto nível criativo do material que estamos julgando", disse André Laurentino, CCO da Ogilvy UK e jurado de Print (leia a entrevista na íntegra aqui).

O acúmulo dos dois anos trouxe a necessidade de se ter um júri preliminar. Independentemente da qualidade dos profissionais deste júri anterior, eles não estão diretamente relacionados ao resultado final e pode haver um desalinhamento de critérios entre os dois júris, o preliminar e o definitivo, gerando injustiças. Essa é a avaliação de Sergio Gordilho, CCO da Africa, que falou ainda mais detalhadamente sobre o assunto aqui.

Por outro lado, a crise econômica global, gerada pela pandemia, fez surgir a necessidade de se reduzir verbas e focar em ideias mais certeiras na hora de realizar inscrições em festivais. O que pode significar aumento de qualidade dos trabalhos.

O júri, em geral, também promete ser mais assertivo e distribuir menos Leões do que antes. "Num período de crise econômica, empresas, agências e produtoras focaram investimentos em seus melhores projetos e o resultado é uma Copa do Mundo com o Ronaldo de 2002 confrontando o Maradona de 86, num campo onde jogam também Marta e Megan Rapinoe ", conta Hugo Veiga, Global CCO da AKQA e jurado de Entertainment for Music (leia a entrevista na íntegra aqui).

Leia todas sobre Cannes aqui.

A cobertura do Cannes Lions 2020/2021 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Santeria, Surreal Hotel e VMLY&R.

#ClubeonlineCobreCannes

Cannes Lions 2020/2021