Cannes Lions 2022

Film entrega 2 GPs para campanhas super humanas

24.06.22

O júri de Film do Cannes Lions decidiu dar dois GPs, neste ano. Um deles foi para “Super.Human”, do Channel 4 para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, com criação da 4Creative e produção da Somesuch. O outro foi para “Escape from office”, uma campanha de quase nove minutos da Apple, com produção da Smuggler. O ponto em comum é que ambas trazem um forte tom humano e doses de humor – fora os formatos longos. Se um filme segue uma linha mais tradicional, o outro encontra uma maneira de vender um batalhão de produtos.

Com duração de três minutos, o comercial do Channel 4 é uma evolução dentro do conceito que a emissora do Reino Unido vem trabalhando para falar sobre o time paralímpico. A campanha explora o lado mais humano desses atletas. Eles aparecem em situações cotidianas, até xingando, e mostram quanto são talentosos e dedicados também fora do esporte (leia mais aqui sobre o filme).

A campanha da Apple traz de volta um grupo de personagens que estrelaram um filme de três minutos em 2019: “Apple At Work — The Underdogs”. O comercial apresenta quatro colegas de um escritório que têm de desenvolver um projeto em curto espaço de tempo, com uma narrativa carregada de humor (veja mais abaixo).

Os personagens apareceram em outros filmes da Apple – em 2020, eles apresentaram algumas ferramentas colaborativas. Agora, os quatro colegas decidem pedir demissão, deixando para trás a chefe durona que tem (e que está na história desde 2019), e partindo para a criação da própria empresa, em meio a um turbilhão de desafios. Ou seja, é uma história muito humana.

Ao longo de “Escape from office”, diversos produtos vão surgindo em cena, auxiliando o grupo a construir o sonho de serem bem sucedidos nos negócios. Ao final, nos créditos, a Apple apresenta os devices e seus features, como se fossem atores.

Jurada brasileira na categoria, Renata Leão, diretora de criação executiva da David, comentou que a discussão do segundo Grand Prix, o da Apple, levou muito tempo. Ao final, todos estavam convencidos que a peça merecia levar o prêmio máximo. Os valores que foram destacados pelo júri são a beleza do roteiro que fez muita gente se sentir como se vivesse uma determinada situação e o fato de ser um trabalho com o claro objetivo de apresentar produtos para vender.

Além disso, a campanha despertou tanta empatia no público que as redes sociais se encheram de mensagens pedindo para que ela virasse uma série de TV – por sinal, no comercial há espaço até mesmo para “Ted Lasso”, série da Apple TV +.

Sobre o fraco desempenho do país – com apenas dois Bronzes -, Renata disse que os filmes foram penalizados neste ano pela alta qualidade de produção dos concorrentes. E revelou que não houve chance de as campanhas tentarem Prata.

Veja aqui as campanhas brasileiras que conquistaram Bronze.

Confira a entrevista de Renata na série Papo com Jurados.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022