Cannes Lions 2022

Papo com Jurados: Laura Esteves / Print & Publishing

15.06.22

Papo com os Jurados – Cannes Lions 2022

Laura Esteves, ECD da Galeria. Nossa jurada de Print & Publishing.

Clubeonline - O Cannes Lions volta a ter uma configuração mais parecida com a que conhecíamos antes da pandemia. Você espera encontrar mudanças nesta edição presencial?

Laura Esteves - Faz sentido darmos continuidade às boas práticas que tivemos durante a pandemia. Apesar de estarmos todos animados com a volta do festival presencial, pudemos usar as ferramentas remotas para acelerar e tirar o melhor do processo. Durante todo o prejulgamento fizemos reuniões online com jurados da categoria para conversar sobre critérios e trocar impressões sobre o trabalho. Esses encontros criam uma proximidade entre os jurados e se refletiu muito na escolha do material anterior que precedeu o shortlist.

Clubeonline - Quais expectativas para sua categoria, tanto em termos globais quanto em termos de Brasil?

Laura - Print & Publishing é uma categoria em que o Brasil sempre vai muito bem. O desafio é ver como essa, que é uma categoria clássica do festival, pode se beneficiar de todas as inovações que temos acesso na comunicação hoje.

Clubeonline - Você acredita que o resultado de Cannes irá de alguma forma refletir mudanças que a pandemia causou no mundo e, consequentemente, na comunicação?

Laura - No corpo do material, a pandemia parece ter deixado de ser tema central de comunicação, como nos dois anos anteriores. Mas as mudanças e impactos devem fazer parte do comportamento por muito tempo ainda.

Clubeonline - Diversidade e inclusão, balizas na construção de uma sociedade melhor e, consequentemente, de um novo mercado de comunicação, devem ser percebidas com ainda maior ênfase nas campanhas de 2022?

Laura - Diversidade e inclusão estão cada vez mais presentes. Antes do julgamento fomos convidados a uma sessão anti-bias. Um exercício de cada jurado para abrir seu olhar antes do julgamento.

Clubeonline: Da programação de palestras, reduzida este ano, algo chamou sua atenção?

Laura - As palestras são sempre um festival à parte. Marquei no app do Cannes Lions alguns, como o meet-up com "Cindy Gallop re-designing the agency model", as palestras de McDonald’s, Amazon, Nike, Geena Davi’s Institute, e tenho o job de trazer uma foto da Malala para minha filha.

Leia anterior, com James Feeler, CEO, Founder, and Audio Producer da Jamute, nosso jurado em Radio & Audio Lions, aqui.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022