Cannes Lions 2022

Papo com Jurados: Marco Giannelli "Pernil" / Design

18.06.22

Papo com os Jurados - Cannes Lions 2022

Marco Giannelli "Pernil", CCO da AlmapBBDO. Nosso jurado em Design.

Clubeonline - O Cannes Lions volta a ter uma configuração mais parecida com a que conhecíamos antes da pandemia. Você espera encontrar mudanças nesta edição presencial?
Marco Giannelli (Pernil) - Eu acho que todo mundo deve estar bem animado com a volta presencial do festival este ano, assim como com qualquer outro evento capaz de juntar as pessoas depois de dois anos de isolamento. Tem tudo para ser uma celebração, não apenas do trabalho, como sempre foi, mas também das relações entre as pessoas.

Clubeonline - Quais expectativas para sua categoria, tanto em termos globais quanto em termos de Brasil?
MG(P) - A categoria de Design é muito ampla. A gente julga desde um pôster até a materialização de um produto. Mas, em qualquer subcategoria, temos sempre que considerar a 'celebração do craft visual', que o guia de julgamento nos pede para buscar em cada trabalho. E, nesta parte, acho que o Brasil sempre foi fortíssimo, com designers, diretores de arte e artistas gráficos que estão entre os melhores do mundo.

Clubeonline - Você acredita que o resultado de Cannes irá de alguma forma refletir mudanças que a pandemia causou no mundo e, consequentemente, na comunicação?
MG(P) - Acho que, historicamente, sempre foi papel da publicidade se adaptar às mudanças sociais (ou até mesmo incentivar e encabeçar algumas destas mudanças). Com a pandemia, acho que todo mundo teve que aprender a se adaptar: processos, entregas, maneiras de pensar e de chegar nas pessoas num momento de muito medo e fragilidade. E isso deve aparecer nos trabalhos, claro.

Clubeonline - Diversidade e inclusão, balizas na construção de uma sociedade melhor e, consequentemente, de um novo mercado de comunicação, devem ser percebidas com ainda maior ênfase nas campanhas de 2022?
MG(P) - Felizmente, acho que este é um caminho sem volta. Penso que, cada vez mais, veremos estes temas sendo tratados com a importância que precisam e merecem. E isso será refletido não apenas nas premiações, como também discussões, palestras, enfim, tudo o que faz parte deste e outros festivais importantes no mundo.

Clubeonline: Da programação de palestras, reduzida este ano, algo chamou sua atenção?
MG(P) - Este ano vai ser um pouco mais difícil para programar horários para assistir as palestras. Mas, nos intervalos, certamente teremos muitas coisas legais e muita gente bacana para ouvir.

Leia anterior, com Mauricio Almeida, VP de Mídia da Publicis, nosso jurado de Media Lions aqui.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022