Cannes Lions 2022

Papo com Jurados: Paulo Garcia / Film Craft

19.06.22

Papo com os Jurados - Cannes Lions 2022

Paulo Garcia, Diretor/Diretor de Criação e Sócio da Zombie Studio. Nosso jurado em Film Craft.

Clubeonline - O Cannes Lions volta a ter uma configuração mais parecida com a que conhecíamos antes da pandemia. Você espera encontrar mudanças nesta edição presencial?
Paulo Garcia - Existe uma grande expectativa em relação a essa volta presencial do festival após essa pandemia e esse tende a ser um ano espetacular. Com a ausência do festival presencial nesses últimos anos, de certa forma voltamos a valorizar a sua principal função que, além de premiar e apontar os caminhos da criatividade e publicidade para o próximo ano, é o de conectar pessoas. A troca de experiências em um festival desse porte, para mim, é o que faz dele algo tão essencial em nossa indústria. Nos inspiramos não só pelo trabalho, mas também pelas pessoas. Para mim esse reencontro faz desse ano um ano particularmente mais interessante do que as edições passadas.

Clubeonline - Quais expectativas para sua categoria, tanto em termos globais quanto em termos de Brasil?
PG - Film Craft é uma categoria icônica, com um volume massivo de inscrições, o que faz dela uma das mais disputadas do festival, junto de Film. Minha expectativa é podermos avaliar a retomada da indústria audiovisual após uma pandemia que restringiu em muito as possibilidades e a viabilidade de se produzir algo em meio ao caos e aos protocolos severos e rigorosos que foram impostos nesses últimos anos. Em termos de Brasil, acredito que ao longo dos anos estamos conquistando prêmios nessa categoria mas sempre em pequenas quantidades dado o volume de filmes inscritos pelo país em relação a quantidade exorbitante de inscrições do mundo todo. Se não me engano esse ano não tivemos mais do que 48 inscrições em uma categoria com tantas inscrições ao redor do mundo.

Clubeonline - Você acredita que o resultado de Cannes irá de alguma forma refletir mudanças que a pandemia causou no mundo e, consequentemente, na comunicação?
PG - Com certeza sim. Como disse antes, vamos poder avaliar nossa retomada como indústria e também auto-avaliar o que aprendemos tanto na publicidade quanto como sociedade nesses anos de pandemia. Na parte do julgamento que já fiz pude notar uma quantidade enorme de filmes que abordam as relações interpessoais e principalmente como a falta delas afeta nossas vidas. Temas como família, sociedade, saúde mental, entre outros, foram bastante discutidos ou contados nos materiais que pude julgar.

Clubeonline - Diversidade e inclusão, balizas na construção de uma sociedade melhor e, consequentemente, de um novo mercado de comunicação, devem ser percebidas com ainda maior ênfase nas campanhas de 2022?
PG - Esses assuntos aparecem muito nas peças que vi. Sinto uma preocupação maior da nossa parte para essa discussão. A pandemia, de alguma forma, nos fez olhar para esses tópicos de uma forma mais cuidadosa, trazendo uma reflexão que já é notada nas campanhas de 2022.

Leia anterior, com Hugo VeigaGlobal Chief Creative Officer da AKQA. Presidente do júri de Mobile Lions aqui

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022