Cannes Lions 2022

Amir Kassaei volta a criticar duramente festival

20.06.22

"Antes que apareçam todos os posts celebrando shortlists, Leões de Cannes ou qualquer outro reconhecimento, vamos aos fatos." Foi assim que Amir Kassaei, ex-CCO da DDB, que já foi jurado e palestrante do Cannes Lions, iniciou um de seus posts na rede de conexões Linkedin, na antevéspera do início oficial do festival. Atualmente, ele atua em sua própria empresa, batizada com seu sobrenome, e se descreve como G.O.A.T. (Greatest Of All Time in their field) aka K.O.C. Creator at Large. Founder Author, Speaker, Ad & Marketing Veteran. Em sua conta no twitter, Amir Kassaei ainda inclui em sua descrição: 'voe como uma borboleta. Pique como uma abelha'.

Em seu post, Kassaei diz que:

"1. não existem 1,4 mil ideias inovadoras na indústria do marketing. Mesmo que hoje toda lavanderia de todos os lugares do mundo ganhe um Leão.

2. Nenhum dos vencedores de Innovation Lions foi para o mercado ou teve sucesso em seu segmento.

3. 99,9% das inscrições de Cannes são falsas ou criadas para dar a sensação de reconhecimento por outras pessoas que também estão produzindo outras falsificações.

O resultado:

A criatividade, que costumava ser uma divisora de águas, se transformou em commodity que pode ser feita por todo mundo por um custo cada vez menor.

A qualidade da publicidade real caiu substancialmente nas últimas duas décadas."

Ao encerrar seu post, Kassaei provoca: "ao fazer um post de Cannes falando do quanto você é incrível, link a este post para que o mundo possa entender o contexto."

Emojis de bombinhas estão entre os comentários postados na rede social de Kassaei. "Me mostre uma pessoa da indústria que chegou numa posição de destaque sem falsa-propaganda. Ninguém. Repito, ninguém.", comentou Arndt Dallmann, CMO da Germanedge, empresa alemã de produção digital.

Leia o post original de Amir Kassaei no Linkedin aqui.

Essa não é a primeira vez que Kassaei critica publicamente o festival de Cannes. Ele já fez algumas críticas públicas ao evento, como a acusação de bias nos julgamentos, em 2012, quando ainda estava no grupo Omnicom. Também já se envolveu em uma discussão com o D&AD, em 2016.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022