Cannes Lions 2022

Frankie the Dino pede Don’t Choose Extinction no Palais

22.06.22

Onde quer que vá, essa figura um tanto incomum vem chamando a atenção do público sobre a crise climática. O simpático dinossauro Frankie the Dino, que já esteve na edição deste ano do SxSW, em março (leia aqui), também marcou presença no Festival de Criatividade de Cannes nesta quarta-feira (22).

Frank é protagonista da campanha "Don’t Choose Extinction” (leia mais aqui), criada para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

No comercial (assista abaixo), ele está na sede da ONU, e diz: "Pode parecer meio óbvio, mas ser extinto é uma coisa ruim”, ressaltando: “Pelo menos nós tínhamos um asteroide", observa o personagem, referindo-se à teoria popular que explica a extinção dos dinossauros há cerca de 70 milhões de anos. "Qual é a desculpa de vocês?", completa.

Criada pela Activista Los Angeles, agência do brasileiro Beto Fernandez e de Paco Conde, a campanha foi tema de um painel em Cannes, que reuniu Boaz Paldi, CCO da PNUD, os atores Nikolaj Coster Waldau (conhecido por interpretar Jaime Lannister, emGame of Thrones) e Aïssa Maïga, respectivamente a voz dinamarquesa e francesa de Frankie the Dino, além de Florian Weischer, presidente da Sawa Global Cinema Advertising Association, que está ajudando o comercial a chegar à telona em mais de 30 países.

O filme para mídia digital que integra a comunicação foi traduzido para mais de 60 idiomas até agora, inclusive o português (no Brasil, Milton Nascimento faz a voz do personagem, leia aqui) e, segundo Fernandez, já atingiu 1,8 bilhões de views globalmente. "Foi muito interessante ver a campanha estrear no palco do Palais para essa audiência qualificada de publicitários", afirma.

"No painel, falamos muito de qual tem que ser o papel da nossa indústria para tentar colaborar para a questão da sustentabilidade e no que nós podemos ajudar, não só na forma como abordamos os briefings com nossos clientes, mas inclusive com que tipo de empresas devemos trabalhar e qual o compromisso que temos que exigir das marcas que atendemos, em relação à sustentabilidade", completa Fernandez.

Depois do painel, Frankie the Dino desfilou pelo Palais carregando o cartaz com o mote da campanha. Na sala de imprensa, causou burburinho, como uma verdadeira "celebridade", mas parou para fotos (espie o vídeo abaixo).

O PNUD está promovendo ativações com o dinossauro em diversos países para propagar o alerta sobre a crise climática. Entre diversas localidades, o personagem já esteve em Dallas, no Dia da Terra, e em Estocolmo.

Outras 'celebridades'

Além de Frank the Dino, outras "celebridades" trouxeram suas visões sobre a indústria publicitária ao Palais nesta quarta-feira (22), como o ator Ryan Reynolds, que esteve com a CEO global da Dentsu International, Wendy Clark, no Lumiére Theatre, durante o painel "Next Generation Storytelling".

Ele falou um pouco de sua experiência recente como chief creative officer da sua agência e produtora MNTN/Maximum Effort, compartilhando insights sobre criatividade e defendendo que as peças publicitárias devem ser "divertidas" e reagir à cultura para contar histórias que o público quer ouvir.

A atriz Issa Rae, por sua vez, esteve no painel "The Mirror Only Has One Face with Issa Rae", que promoveu uma discussão sobre diversidade. Ela observou que exige que todos os seus sets tenham pelo menos 60% de diversidade e desafiou as indústrias globais de marketing e publicidade a seguirem seu exemplo. Também estiveram no palco Bob Lord, vice-presidente sênior da IBM, e Liz Taylor, COO global da Ogilvy.

Já a atriz Lupita Nyong’o conversou sobre novas maneiras de se construir comunidades no painel "Breaking Barriers and Building Community with Lupita Nyong'o", a convite da Meta.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022