arrow_backVoltar

Change the Lens

Diretores e produtores negros batalham por 15% de representatividade

09.07.20

Um grupo formado por mais de 100 diretores e produtores negros criou uma iniciativa chamada Change the Lens, que pede que empresas do setor se comprometam a batalhar por 15% ou mais de representatividade em todos os níveis de produção. A reivindicação se refere aos mercados americano e inglês. Esse é o percentual da população negra nesses países.

O movimento também quer que produtoras e agências de talentos trabalhem com um chefe de diversidade para conduzir e supervisionar os compromissos de inclusão feitos pelas companhias. Mas a recomendação é que esse profissional atue de forma independente.

O Change the Lens é mais uma iniciativa que luta para ampliar a participação de profissionais negros no segmento. Entre os movimentos que surgiram estão Bid Black, um banco de dados que mostra talentos negros do mercado de produção, e Free the Work, que divulgou recentemente dados sobre a falta de diretores negros nos projetos do mercado.

Integrante do grupo, Savanah Leaf, da Park Pictures, defende a contratação do consultor independente de diversidade e inclusão. “Todas as empresas de produção contratam centenas, senão milhares de pessoas para seus sets de filmagem todos os anos. No entanto, a maioria delas nunca consultou profissionais de diversidade e inclusão de maneira substantiva ou contínua antes”, declarou para AdAge.

Com isso, diretores e outros funcionários negros das produtoras estão atuando como consultores informais. A atribuição se torna uma carga de trabalho a mais, responsabilidade que, de acordo com o movimento, deveria ser dirigida a um profissional com expertises específicas, ser atribuída a um consultor independente e experiente, que apoie todos os talentos e funcionários e observe como produtoras e equipes de filmagem cumprem seus compromissos, inclusive no longo prazo.

Leia aqui a reportagem na íntegra.

Change the Lens

/