arrow_backVoltar

Check Before You Chat

Desafio no TikTok é campanha contra predadores na web

26.05.21

"Influenciadores" de todo o mundo lançaram um desafio de dança aparentemente comum na rede social de vídeos curtos TikTok. nesta terça-feira (25), Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, eles estão revelando que, na verdade, trata-se de uma ação para ajudar a educar os adolescentes sobre os sinais do aliciamento online.

O desafio dá início a uma campanha de prevenção global, chamada de "#CheckBeforeYouChat", da entidade Amber Alert Europe, com o objetivo de combater o aumento de casos de aliciamento online durante a pandemia. Os casos ocorrem quando um adulto faz amizade com crianças pela internet e conseguem sua confiança, muitas vezes levando ao abuso sexual, tanto online quanto pessoalmente.

No início deste mês, a música "Love Birds", contendo secretamente os cinco estágios do aliciamento online em sua letra, foi lançada no TikTok junto com uma dança coreografada. O desafio foi replicado por milhares de TikTokers em todo o mundo.

Agora, a segunda parte da campanha foi iniciada, com dançarinos e parceiros de campanha postando vídeos de si mesmos parados e revelando o verdadeiro significado por trás do desafio TikTok. Assista ao filme que explica a campanha, abaixo.

"Muitas vezes, os sinais passam despercebidos até que seja tarde demais. Queremos ter certeza de que as crianças estão cientes do fato de que nem tudo online é o que parece e que elas devem ter cuidado com as pessoas com quem se comunicam nas redes sociais, aplicativos ou jogos. Sempre #CheckBeforeYouChat", ressalta Frank Hoen, presidente e fundador da Amber Alert Europe.

"Precisávamos fazer com que as pessoas experimentassem como é fácil ser enganado. E foi assim que criamos ‘Love Birds’. Um sucesso do TikTok que na verdade serve como um cavalo de Troia para a missão da Amber Alert Europe: educar crianças e pais sobre cuidados online e sobre como se proteger", afirma o brasileiro Ricardo Wolff, diretor executivo de criação da Innocean Berlim e que está na ficha técnica da campanha.

Na FT também estão os brasileiros Gabriel Mattar, european chief creative officer; Ana Conrado, diretora de arte sênior, ambos da Innocean, e o músico e produtor Lucas Mayer, da DaHouse.

Além disso, estão na ficha os estagiários Laura Werneck Moura e Fernando Souza, da Miami Ad School São Paulo, fruto de um programa de estágio que a Innocean Berlim está fazendo à distância.

Ficha Técnica:

INNOCEAN
EUROPEAN CHIEF CREATIVE OFFICER: Gabriel Mattar

EXECUTIVE CREATIVE DIRECTOR: Ricardo Wolff

CREATIVE DIRECTOR – ART DIRECTOR: Stefano De Luccia

CREATIVE DIRECTOR – COPYWRITER: Jack Christensen

SENIOR ART DIRECTOR: Ana Conrado

SENIOR COPYWRITER: Thomas Bengtson

COPYWRITER: Rohan V. Fernandes

INTERN ART DIRECTOR: Laura Werneck Moura

INTERN COPYWRITER: Fernando Souza

HEAD OF CAPACITY MANAGEMENT: Paulina Gonzalez

CLIENT SERVICE DIRECTOR: Jonathan Hill

ACCOUNT DIRECTOR: Melanie McMillan

SENIOR ACCOUNT MANAGER: Min Kyung Park

JUNIOR ACCOUNT MANAGER: Ichraq Sabbani

HEAD OF PRODUCTION: Fabian Barz

SENIOR PRODUCER: Allison Markert

HEAD OF STRATEGY: Sophia Goerner

SENIOR DIGITAL STRATEGIST: Serena Merletti

JUNIOR STRATEGIST: Suzana Maranhão

BEYOND.ONE
MANAGING DIRECTOR: Jeanette Okwu

SENIOR PARTNERSHIP MANAGER: Robin König

SOCIAL MEDIA AND INFLUENCER CAMPAIGN MANAGER: Valeriia Mukhai

DAHOUSE INC.
LYRICS: Ricardo Wolff & Lucas Mayer

COMPOSER: Lucas Mayer

MUSIC PRODUCER: Lucas Mayer

SINGER: Brenda Mayer

SPECIAL THANKS
SPECIAL THANKS TO: ISLE OF GREEN (sustainable clothing brand), TAGGER MEDIA, POINT D’ORGUE – PO AGENCY

Check Before You Chat

/