Cinemateca Brasileira

MPF em ação contra União

16.07.20

O Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública contra a União, nesta quarta-feira (15), responsabilizando o governo pelo "estrangulamento financeiro e abandono administrativo" da Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

Representantes da Secretaria Especial da Cultura, comandada pelo ator Mário Frias, teriam ido até a Cinemateca nesta terça-feira (14), para uma visita técnica, mas não teriam conseguido entrar. Na semana passada, Frias enviou ofício à Associação Roquette Pinto, responsável pela gestão do espaço e do acervo, pedindo a "entrega das chaves" do local.

De acordo com o governo, que não está realizando repasses à mantenedora desde o final de 2019, o contrato com a entidade teria se encerrado no fim do ano passado. A associação, no entanto, defende que o acordo é válido até 2021 e acusa Frias de "atitude arbitrária".

Em junho, as principais entidades cinematográficas do país lançaram um filme-manifesto para alertar para a crise que "pode levar à falência" da Cinemateca, leia aqui.

Com informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo, leia na íntegra, aqui.

Cinemateca Brasileira