Clube 45 Anos

Minha Estrela Inesquecível 16 (Rafael Freire)

16.06.20

O Clube de Criação faz 45 anos e, para dar tempero e sabor à comemoração, o Clubeonline está recebendo de criativos, produtores e diretores de cena depoimentos para a seção "Minha Estrela Inesquecível", que destaca as histórias que estão por trás de prêmios conquistados no Festival do Clube.

Rafael Freire, diretor de criação da R/GA, cita Estrelas recebidas por "Fusion Grand Prix" (veja abaixo), trabalho criado pela JWT para o lançamento do Ford Fusion no Brasil.

Agência e anunciante realizaram um duelo entre os pilotos de Fórmula 1 Nelson Piquet e Nigel Mansell. O trabalho ganhou Estrela de Ouro em filme, de Prata em campanha integrada e em fotografia, além de uma de Bronze em direção, no 38º Anuário (2013).

Espie a seguir o texto de Freire.

"O Clube de Criação foi a minha ponte de volta para o Brasil.

Eu era bem novo quando fui morar fora, por isso o meu contato com a propaganda brasileira sempre foi através do site do Clube.

Eu nem sabia ainda o que era FOMO (Fear of Missing Out), mas já sofria com cada nova campanha da F/Nazca ou da Almap que surgiam.

Comemorei com um 'p*ta que pariu' audível o dia em que meu nome apareceu numa publicação do Clube. E ainda por cima no mesmo parágrafo em que era citado o Marcello Serpa. Que loucura. Eu morava do outro lado do mundo, literalmente, e o meu nome tava lá, no motherf*cking site do Clube de Criação.

Me lembro do meu primeiro dia na JWT, quando voltei para o Brasil. Lembro da visão da pilha de Anuários na famosa 'sala do pensamento'. Eu nunca tinha folheado um Anuário! Apareceu aquela luz divina, acompanhada do corinho de anjos 'aaaaaahhhhhh...'.

Aí, um ano depois, outra alegria explosiva: a conquista das primeiras Estrelas do Festival do Clube.

O que mais me marcou foi perceber que o 'Branda' (Fábio Brandão), meu DC na época, e o Guima (Fábio Guimarães),meu dupla, estavam sentindo a mesma alegria incontrolável que eu. Era a confirmação de que aquelas Estrelas realmente significavam muito.

A campanha era 'Fusion Grand Prix', que lançou o novo Ford Fusion no Brasil. Na época, 2013, não era comum que as marcas investissem muita verba em campanhas de branded content. Mas a gente insistiu e conseguiu tirar da aposentaria os eternos rivais da Formula 1, Nelson Piquet e Nigel Mansell, para um último racha.

A direção ficou por conta de dois jovens, que depois até engataram uma carreira 'legalzinha', o Jones e o Tino.

E lá fomos nós filmar no calor de 80 graus do verão de Forno Alegre. A umidade era tão alta que os carros cedidos
para a filmagem só aguentavam 3 voltas na pista antes de pifarem. Por isso, ficou decidido que a disputa seria decidida em 3 corridas curtas.

Ah, um detalhe importante. O contrato dos pilotos dizia que a corrida seria apenas uma simulação. Fuéin.

Foi aí que o 'Branda', mestre dos mind games, entrou no trailer do Piquet e soltou que o Mansell queria correr à veraNa sequência, deu a letra ao Mansell que o Piquet só iria para a pista se fosse pra correr de verdade.

Corta para os dois alinhados no grid de largada, para a terceira e última corrida. Estavam empatados em 1 a 1. O Mansell largou na frente e liderou fácil até a penúltima curva da última volta. Foi então que o Piquet, um
gentlemen, enfiou uma porrada na traseira do Mansell e o tirou da pista, ganhando a disputa.

Me lembro da gente pulando e se abraçando na torre de transmissão do autódromo.

O para-choque destruído do Mansell ficou pendurado por um bom tempo na parede da agência.

A campanha levou Estrela de Ouro em filme, Prata em campanha integrada, Prata em fotografia e Bronze em direção.

E, até hoje, essa é a experiência mais legal que eu já tive nessa profissão.

Parabéns Clube de Criação.

Obrigado por me trazer de volta pra casa."

Leia anterior, sobre a Estrela Inesquecível de Ricardo Wolff, aqui.

Leia também os depoimentos da série Por que o Clube faz parte da minha história?, aqui.

Clube 45 Anos