Clube 45 Anos

Minha Estrela Inesquecível 18 (Danilo Janjacomo)

18.06.20

O Clube de Criação faz 45 anos e, para dar tempero e sabor à comemoração, o Clubeonline está recebendo de criativos, produtores e diretores de cena depoimentos para a seção "Minha Estrela Inesquecível", que destaca as histórias que estão por trás de prêmios conquistados no Festival do Clube.

Danilo Janjacomo, diretor de criação da Wunderman Thompson Brasil, destaca a conquista de uma Estrela Verde, na 44ª edição do Anuário (2019), pelo trabalho "Você não está sozinha".

Criada pelo Hub Avon, formado pelas agências J. Walter Thompson (atual Wunderman Thompson), Mutato e I-Cherry, para o Instituto Avon, a campanha reúne peças que destacam um único objeto como testemunha da violência doméstica.

Confira o texto de Janjacomo, a seguir.

"Eu tenho muitas lembranças boas do Clube e dos Festivais, que arduamente a Laís, Ciça, Chico, Dirce e tantos outros organizam, ano a ano, trazendo a relevância do nosso tempo para dentro das palestras e workshops, que inclusive tive a honra de mediar algumas vezes.

Alguma mudanças no nosso mercado já começamos a perceber (ainda iniciais, na minha opinião) em direção ao protagonismo de quem sempre foi coadjuvante, sobre o questionamento de estruturas narrativas que não nos servem mais, e outros movimentos que antes eram 'detalhes'.

E vi o Clube de Criação nessa movimentação, principalmente sobre o protagonismo feminino e questionamentos sobre o quanto essa questão é urgente dentro e fora de nossas estruturas.

E, em 2019, vi isso muito refletido na nossa conquista da Estrela Verde (eu acho a mais bonita, me desculpem) para nossa Campanha de Combate à Violência Doméstica, feita pelo Instituto Avon. É um prêmio relevante em muitos sentidos. Sobre os jurados que olharam ali algo que precisava ser reconhecido, sobre o que a campanha significa em si e as discussões e reflexões que ela provoca.

Não foi fácil, nem um pouco, criar uma campanha como essa ouvindo muitos relatos extremamente violentos e tristes. E ela sensibiliza e movimenta.

É sobre o todo que este prêmio ganha ainda mais relevância, sobre um todo que faço de tudo para que aconteça o mais rápido possível, pois nosso mercado evolui quando ele olha, se integra ao mundo contemporâneo e entende seu papel de entreter, mas também social.

Esta Estrela marcou e estará lá brilhando sempre… só que Verde."

Leia anterior, sobre a Estrela Inesquecível de Alessandro Bernardo, aqui.

Leia também os depoimentos da série Por que o Clube faz parte da minha história?, aqui.

Clube 45 Anos