Clube 45 Anos

Minha Estrela Inesquecível 20 (Eduardo Doss)

23.06.20

O Clube de Criação faz 45 anos e, para dar tempero e sabor à comemoração, o Clubeonline está recebendo de criativos, produtores e diretores de cena depoimentos para a seção "Minha Estrela Inesquecível", que destaca as histórias que estão por trás de prêmios conquistados no Festival do Clube.

Eduardo Doss, diretor de criação da Ogilvy Brasil, cita sua primeira Estrela, de Ouro, que foi para um anúncio criado pela Fischer América, no 28º Anuário (2003)A peça divulgava a chegada da conta da Cia. Suzano de Papel e Celulose na agência.

Leia a seguir o texto de Doss sobre a conquista.

"Você sabe que uma coisa é inesquecível quando você lembra exatamente onde estava e quando aconteceu.

Minha Estrela inesquecível foi minha primeira Estrela.

Foi em 2003. Estava voltando do sítio da família num domingo à noite, quando tocou meu celular.

Era meu DC na época, o Paulo Pretti. Eis que ele me diz que tínhamos entrado no Anuário. O que já seria uma notícia maravilhosa se tornou melhor ainda quando ele lançou a bomba: era uma Estrela. E de Ouro!

Vou contextualizar pra vocês terem uma ideia do quão improvável ela foi.

Eu era assistente de arte, recém-promovido ao cargo de diretor de arte júnior. Duplava com uma das redatoras mais queridas e talentosas com quem já trabalhei, a Aninha Castelo Branco. A gente ralava muito naquela época, pegava todo job que aparecia. Inclusive esse. Um anúncio da agência, sem prazo, pra falar que tínhamos ganhado uma nova conta. Job do qual muita gente foge como o diabo da cruz. Mas pra gente, lá no começo de carreira, tudo era oportunidade.

Essa Estrela me ensinou uma coisa que carrego até hoje. Me ensinou a nunca subestimar um job por menor e mais chato que ele seja.

Já faz tempo... minha primeira Estrela é do tempo que Jornal não era Print. Jornal era Jornal. Uma categoria em que a gente brincava com o meio. Brincava com os fatos diários, formatos diferentes, o paraíso dos redatores que gostavam de fazer títulos.

Lembro que pegar o troféu na cerimônia foi uma sensação incrível.

Mas, o mais importante é que a sensação de ganhar uma Estrela não foi embora. Ainda sonho todo ano em ter mais dias inesquecíveis como aquele, 17 anos atrás.

Parabéns, Clube pelos seus 45 anos."

Leia anterior, sobre a Estrela Inesquecível de Marcelo Rizério, aqui.

Leia também os depoimentos da série Por que o Clube faz parte da minha história?, aqui.

Clube 45 Anos