Clube + YouTube

Eat a Swede, uma história satírica em 18 minutos

22.06.22

O Clube de Criação e o YouTube Works, premiação do YouTube, estão juntos em uma curadoria de cases que utilizaram a plataforma de maneira  criativa, eficaz e inovadora. Ao longo desta semana, vamos apresentar alguns trabalhos finalistas ou premiados no Cannes Lions 2022.

Um deles é a campanha “Eat a Swede”, vencedora do Grand Prix na categoria Entertainment Lions. A ação é um documentário com 18 minutos e que evidencia como o uso do formato long video pode ser importante para se contar histórias de marca.

O case sueco criado pela McCann de Estocolmo para a The Swedish Food Federation traz uma linguagem satírica e bem humorada para tratar de um tema sério para a sociedade, que é o aumento populacional, com a possibilidade real da humanidade atingir 10 bilhões de pessoas em 2050 - de acordo com previsão da Organização das Nações Unidas (ONU).

Como seremos capazes de alimentar a todos em uma cadeia sustentável? O documentário propõe o uso de uma “receita secreta” que estaria sendo desenvolvida por cientistas e que resolveria o problema de produção e consumo: a carne de suecos, ou humana, no caso. “É uma campanha bastante ácida, provocativa, e que tira você do lugar. Há tantas coisas que vivemos e que não sabemos se são reais ou não, que você até pensa que isso está acontecendo”, diz Sophie Schonburg, diretora executiva de criação da Africa, e que compôs o júri brasileiro em Entertainment Lions.

A forma como a “Eat a Swede” inovou no jeito de contar a história foi destacada pelo júri. O formato longo privilegia o storytelling, e há pesquisas sobre isso. O time global do Creative Works realizou um estudo recente para avaliar anúncios em vídeos dentro do YouTube que possuíam mais de 60 segundos de duração para entender a efetividade desse formato, considerando como métrica o Brand Lift.

A principal descoberta é que sim, vídeos longos trazem bons resultados na etapa de consideração, em todos os devices. Fica fácil entender o porquê. Nessa etapa, o mais importante é contar uma história e formatos desse tipo contribuem muito para isso”, diz Zé Lucas de Paula, Head of Creative Works do Google.

Formatos longos podem ser muito inspirados pelo mundo do entretenimento, onde, afinal, é o universo perfeito para contar histórias, gerar conexão e influenciar opiniões e percepções. Se bem explorados, vídeos de longa duração podem ter um potencial gigante de trazer ótimos resultados na etapa de consideração”, completa Caio Franchi, Executive Creative Director do Google, referindo-se ao momento da jornada de compra em que o consumidor tem o interesse despertado pelo produto e é levado para a decisão final.

Nos 18 minutos do documentário, “Eat a Swede” questiona a humanidade se ela estaria disposta a comer carne humana como proteína alternativa para resolver o problema da falta de comida. Mas, mais que a situação satírica, o filme desperta o Social Impact comum a campanhas do YouTube que usam a plataforma para apoiar causas, ao mesmo tempo que geram call-to-actions e resultados reais.

O uso de formatos longos de vídeo ajuda a potencializar a plataforma como meio de criar conexão através de narrativas mais profundas que unem marcas e pessoas de maneira imersiva. O YouTube Works Brasil, que celebra a criatividade, a eficiência e a inovação por trás de campanhas veiculadas no YouTube, é uma boa oportunidade para checar trabalhos similares. O prêmio está com inscrições abertas. Clique aqui para saber mais.

Leia o case anterior, “Tide Vs. Dr. Strange, luta que movimentou os fãs da Marvel”, aqui. E também “Vax That Thang Up, um rap contra a pandemia”, aqui.

Nesta quinta-feira, 23, destacaremos outro case e seus bastidores. Aguarde!

Este conteúdo é um publieditorial do YouTube no Clubeonline. O “Pin” que marca esta nota, no alto à direita, quando vista na home, é uma identificação por este material ser diferenciado.

Clube + YouTube