Clube + YouTube

Vax That Thang Up, um rap contra a pandemia

29.06.22

O Clube de Criação e o YouTube Works, premiação do YouTube, estão juntos em uma curadoria de cases que utilizaram o YouTube de forma criativa, eficaz e inovadora. Ao longo desta semana, vamos apresentar alguns trabalhos finalistas ou premiados no Cannes Lions 2022.

Mostramos a campanha “Vax That Thang Up”, que conquistou um Leão de Bronze na categoria Health & Welness. O case partiu de dados reais sobre o comportamento de adultos pretos abaixo de 40 anos, que estavam entre os mais hesitantes a se vacinarem contra a Covid-19, nos Estados Unidos. Em paralelo, o contexto da eterna dificuldade dos anúncios de Public Service Announcement (PSA) se fazerem interessantes e gerarem resultados e mudanças de comportamento.

Os insights indicaram o rap como passion point de oportunidade para a campanha do BLK, um app para encontros entre a população negra solteira dos Estados Unidos. A ideia: reinterpretar um sucesso dessa geração num videoclipe para Youtube. BLK convidou o rapper Juvenile para recriar o clássico “Back That Thang Up”, desta vez como “Vax That Thang Up”. A nova música foi cantada ao lado de Mannie Fresh e Mia X, e a letra divertida e maliciosa tinha como objetivo encorajar as pessoas a se vacinarem contra a Covid-19 e aproveitarem a vida de forma mais prazerosa.

O clipe foi ativado por In-Stream Ads em Mobile, Rich Audience Targeting e Video Action Campaigns. Os impactados mostraram 11% a mais de brand awareness, 30% de aumento em app subscriptions,e  7 bilhões de earned impressions. Ou seja: impacto nos negócios e no comportamento das pessoas, que foram “experimentar a picada”.

A criação é da agência Majority, de Atlanta, empresa do ex-jogador de basquete Shaquille O'Neal, e do veterano do mercado Omid Farhang - com trabalho focado em diversidade. “A música pode ser divertida, mas a mensagem dela é real como parece ser”, explica Jonathan Kirkland, head of brand e marketing da BLK.

Em comunicado, Juvenile disse: “queria fazer algo pelo meu povo e me colocar à frente para mostrar que eu quero sacrificar minha vida por mim e minha família. Não sabemos o que estamos enfrentando agora (referindo-se à pandemia), mas queremos fazer todo o possível para que as pessoas se vacinem e continuem fazendo suas coisas e sobreviver”.

A ação demonstrou grande capacidade de gerar impacto social via YouTube, movimentando milhares de pessoas para reverter um quadro difícil de baixa vacinação entre a população jovem negra nos Estados Unidos. Em apenas 24 horas no YouTube, o clipe conquistou mais de 1 milhão de views e inúmeros apoios de influenciadores da mídia, da medicina, incluindo o epidemiologista Eric Feigl-Ding, que foi muito elogioso ao vídeo.

Este trabalho foi premiado anteriormente no YouTube Works Awards 2022 dos Estados Unidos, na categoria Action Driver.

Por sinal, o YouTube Works Brasil, que celebra a criatividade, a eficiência e a inovação por trás de campanhas veiculadas no YouTube, está com inscrições abertas. Clique aqui para saber mais.

Confira o filme aqui e o videocase abaixo.

Leia e veja o case anterior, Tide Vs. Dr. Strange”, aqui.

Nesta quinta-feira, 30, destacaremos outro case e seus bastidores. Aguarde!

Este conteúdo é um publieditorial do YouTube no Clubeonline. O “Pin” que marca esta nota, no alto à direita, quando vista na home, é uma identificação por este material ser diferenciado.

Clube + YouTube