arrow_backVoltar

Colunas CCSP 2014

Questione tudo (por Mauricio Mazzariol)

18.09.14


Questione tudo! Começando por este texto. É muito engraçado quando vejo a quantidade de gente que tem respostas prontas pra tudo no mundo da propaganda. A primeira coisa que passa pela minha cabeça é o que o Mike Tyson disse uma vez: “Todo mundo tem um plano até levar um soco na cara”.



Tem sempre alguém na sala de reunião pronto pra professar o futuro da propaganda, alguém que sabe o que está errado, alguém com um argumento vazio mas que colocado da forma certa pode matar ideias excelentes. Tem alguém agora mesmo fazendo uma dessas coisas. Garantido - mas pode questionar.



Criativos são inseguros por natureza - obviamente é uma generalização, e como dizia o Sérgio Valente na DM9 “Toda generalização é burra”. Mas a verdade é que muitos que eu conheço e admiro são. E muitas vezes, pra mim, isso é sinal de inteligência. Não deve ser um problema, contanto que se mantenha o senso crítico. Sempre.



Correndo o risco de ser pretensioso, mas com zero intenção, eu estava na W+K quando o Dan Wieden disse que achava o humor de Old Spice “piada de peido”. Ele foi humilde de reconhecer o erro, mas nem sempre isso acontece. A verdade é que existe pelo menos uma pessoa que gosta do que você gosta. Então ninguém está totalmente errado nunca. A contra-partida é que se você só sabe fazer algo que uma pessoa gosta, talvez seja hora de reavaliar os critérios. Auto-questionamento também é questionamento. Ser criativo não é tudo em propaganda. Talvez seja menos da metade. É importante saber defender o trabalho. E estar pronto pra se blindar dos “sabe-tudo corporativos”. Se você trabalha em propaganda, pode ter certeza que vai encontrar um. E pode acreditar que não é fácil saber quando uma opinião faz sentido e quando não faz.



Defender é uma arte! Mas questionar é o começo dela.



A verdade é que ninguém tem a resposta para tudo. Mas isso também é questionável.



Charles Bukowski: 'The problem with the world is that the intelligent people are full of doubts, while the stupid ones are full of confidence.’





Mauricio Mazzariol - Consultor de Moda Canina e Associate Creative Director na The Martin Agency (Richmond-VA)



Leia o texto anterior do Mazzariol aqui.





 


Colunas CCSP 2014

/