arrow_backVoltar

Com Djonga e Tássia Reis

Mercado Livre incentiva empreendedorismo negro

17.11.21

Como parte da campanha sobre afro-empreendedorismo do Mercado Livre, os rappers Djonga e Tássia Reis apresentam a música “Ostentação da Cultura" (assista ao videoclipe, abaixo), que pretende exaltar o poder da cultura negra.

Criada pela GUT São Paulo, a campanha tem o objetivo de destacar os empreendedores negros que usam a plataforma Mercado Livre para levar suas criações a consumidores de todo o Brasil.

Na música, os artistas fazem uma alusão à cultura da ostentação. No entanto, em vez de trazer marcas internacionais, como em muitas músicas do gênero, marcas nacionais assinadas por criadores negros são colocadas em evidência, como objetos de desejo.

Marcas autorais de empreendedores negros, como “Da Minha Cor”, “Resisto OPM”, “Preta Pretin”, "Modash" e “Soul Brio”, são algumas das mencionadas no clipe. Cada vez que uma delas é citada, há um link que leva o público a outra página, onde é possível conhecer mais sobre a história da marca e a experiência pessoal de seus criadores.

"Por meio da música, Djonga e Tássia nos ajudam a valorizar e enaltecer a cultura negra no Brasil. Esse projeto, que pelo formato engajador nos ajuda a levar nossa mensagem de diversidade e inclusão a mais pessoas, reforça o nosso compromisso com o incentivo ao empreendedorismo negro", comenta Thais Souza Nicolau, diretora de branding do Mercado Livre para América Latina.

Vejo esse clipe como uma oportunidade de criar um novo imaginário em que pessoas pretas são prósperas e vivem em harmonia. Poder dirigir um projeto como esse é uma das melhores experiências para mim, enquanto diretora preta”, observa Thatiane Almeida, diretora de cena do videoclipe.

"‘Ostentação da Cultura’ é mais uma ação que convida o público a olhar para a diversidade, nesse caso com o viés da equidade racial, e a ser agente de transformação a partir de pequenas ações possíveis, como comprar de empreendedores pretos", pontua Bruno Brux, ECD da GUT São Paulo.

Neste ano, em conjunto com a PretaHub, o Mercado Livre lançou a loja oficial da Feira Preta na plataforma (aqui), que oferece ao público uma curadoria de marcas de empreendedores negros. Todas as marcas mencionadas no clipe estarão disponíveis na loja e em uma página desenvolvida exclusivamente para a ação.

Leia mais sobre a Feira Preta, aqui.

Ficha Técnica:

Agência: GUT São Paulo

Anunciante: Ebazar

Produto: Mercado Livre

Título: Ostentação da Cultura

Duração:

Clipe: 5’

Mini Docs: 5x30”

Território: Nacional

ECDs: Bruno Brux e Murilo Melo

Creative Directors: Linus Oura e Tiago Abreu

Creatives: Andressa Cruz, Júnior Santos, Will Santos, Kayran Moroni

Social Creatives: Mariane Almeida, Clécius Gonzaga

Global CSO: Fernando Ribeiro

Managing Director : Valéria Barone

Regional Account Director: Natalia Noya

Account Director: Raphaela Guillen

Account Manager: Giovanna Falvino

Account Assistant: Larissa Benjamin

Head of Strategy: Amanda Agostini

Strategy Director: Mercedes Barusso

Strategy: Amora Marzulo, Bárbara Reis

Strategy Consultant: Camila Camargo, Gabriela Neves

Social Strategy Director: Douglas Coelho

Social Strategy: Bruce Vital, Paula Baião

Head of Media & Data: Guilherme Cavalcante

Media: Douglas Silveira, Laura Cardeal, Jayane Lopes, Caio Melo

Head of Production: Mariane Goebel

Production Manager: Thaís Schroder

Clipe

Marcas:

AYO MODA CASA

CLICHÊE

DAMINHACOR

DUO

IYÁ OMI

MODASH

PRETA PRETIN

RESISTO OPM

SOULBRIO

ZKAYA MODAS

Estrelando:

DJONGA

TÁSSIA REIS

Elenco:

Lúcia Nascimento

NáLù Pimenta

Moara Sacchi

Ella Santos

Isaquiel Winchester

João Victor

Direção de cena: Thatiane Almeida

Produtora de imagem: Magma

Produção executiva: Marcela Santos

Atendimento: Raquel Andrade

Fotografia: Daniel Belinky

Assistente de direção: Vinicius Ferrari

Figurino:Naiara Albuquerque

Beleza: Welida Souza
Produção de elenco: Manu Menezes

Direção de arte: Poliana Feulo
Fotógrafo Still: Jef Delgado

Coordenação de produção: Renata Munaretto; Gabriela Carvalho;Jonas Matos

Diretor de produção: Guilherme Valiengo

Assistente de produção: Lohann Oliveira e Maria Rita Miranda

Produção de locação: Carla Tavares

Coordenação de pós produção: Raphael Tarso

Montagem: Victor Cohen
Colorista: Eli Silva
Effects: Junior Spinella;Bruno de Castro;João Pessoa;Rodrigo Peres

Produtora de Som: HEFTY

Música: “Ostentação da cultura”

Composição: Tássia Reis e Djonga
Produtor: Edu Luke, Otávio Cavalheiro, Celso Moretti, Tuco Barini, Rud Lisboa e Cris Botarelli

Atendimento: Debora Carvalho e Daniella Cabaritti

Coordenação: Ana Cordeiro e Susi Rodrigues

3D: Thiago Mucci

Produção Mini Docs

Direção geral e cena: Vitor Manon

Direção de fotografia e operação de câmera: Raphael Savelkoul

Produção Executiva: Karine Reis

Atendimento: Sarah Costa

Som Direto: Tamis Haddad

Beleza: Cleiton Santos e Maria Romero

Loggers e assistentes de set: Camila Cavanha, Yutha Matsuda e Victoria Vitorino

Coordenação de pós-produção: Vitor Manon

Edição e finalização: Camila Cavanha e Yutha Matsuda

Com Djonga e Tássia Reis

/