arrow_backVoltar

Concorrência global de mídia

Três grupos de agências disputam conta da Diageo

20.01.20

A Diageo selecionou três grupos de agências em sua concorrência global de planejamento de mídia: Carat, da Dentsu Aegis Network, principal parceira da gigante de bebidas, enfrenta a Publicis Media e o Omnicom Media Group.

O IPG Mediabrands, da holding Interpublic, estava na disputa, mas desistiu na virada do ano.

O Group M, do WPP, outro parceiro histórico, encerrou seu envolvimento com o anunciante em uma etapa anterior do processo, que teve início em setembro de 2019.

Fontes da indústria disseram à Campaign que os termos comerciais da Diageo foram um problema para alguns grupos de agências, que alegaram que a companhia discute condições de pagamento de 90 dias ou mais (leia aqui).

A Diageo, que se orgulha de ter uma "forte parceria" com empresas fornecedoras e inclusive mantém um "código" sobre o assunto em seu site (aqui), minimizou as sugestões de atrito com as agências.

"Enquanto continuamos na vanguarda do planejamento de mídia e dos planos de marketing orientados a dados, procuramos um parceiro que compartilhe nossa ambição e possa trazer o talento, a experiência e a criatividade certos para os nossos negócios", declarou um porta-voz da Diageo à Campaign.

"Sempre consideramos o valor comercial total ao selecionar uma agência parceira e queremos que essa parceria seja mutuamente benéfica".

A Diageo, proprietária de marcas como Guinness, Johnnie Walker, Smirnoff e Tanqueray, não comentou diretamente se está solicitando pagamentos para depois de 90 dias ou mais.

"Nossas condições de pagamento padrão são de 60 dias no Reino Unido. Quaisquer condições de pagamento mais longas são para grandes fornecedores, incluindo empresas multinacionais, e são mutuamente acordadas caso a caso", declarou o porta-voz.

Campaign norte-americana informou em dezembro que a Anheuser-Busch InBev pode estar cogitando prolongar seus termos de pagamento quando executar sua próxima concorrência para escolha de agências de mídia. A empresa disse se tratar de "especulação".

A Diageo é um dos maiores anunciantes do mundo e estima-se que investe mais de 500 milhões de libras por ano em mídia paga.

Leia a matéria da Campaign na íntegra, aqui.

Concorrência global de mídia

/