Mudanças

CENP anuncia + espaço para profissionais de marketing

19.03.21

Essa semana, a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) lançou um convite para o mercado fazer uma reflexão sobre a autorregulamentação (leia aqui), depois de ter deixado o CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão) no final de janeiro (aqui).

Após esses movimentos, as entidades que mantém o CENP - Abap, Abert, ABMN, ABOOH, ABTA, Aner, ANJ, Central de Outdoor, Fenapex e Fenapro - aprovaram por unanimidade uma mudança em seus estatutos, com a ampliação da participação de dirigentes de marketing e comunicação, bem como de representantes de empresas anunciantes nos principais conselhos da entidade: o Superior e o de Ética.

Os profissionais serão indicados pela ABMN (Associação Brasileira de Marketing e Negócios) ou por representação direta, em indicações das entidades mantenedoras, com aprovação do Conselho Superior. Segundo o CENP, serão oito posições efetivas de líderes e dirigentes de marketing, nos principais conselhos da entidade.

Já foram indicados pela ABMN três profissionais e outros dois pelas entidades mantenedoras. São eles: Igor Puga, diretor de marketing e marca do SantanderHermann Mahnke, diretor executivo de marketing para a América do Sul da GM; Ilca Sierra, diretora de marketing multicanal e marca da Via VarejoAriel Grunkraut, vice-presidente de vendas, marketing e tecnologia do Burger King e Mauro Madruga, superintendente de mercado e operações da Unimed-Rio.

O CENP informa que outros nomes de profissionais de marketing "estão em processo de confirmação". A entidade garante que os dirigentes "terão participação ativa nas discussões e decisões sobre as melhores práticas ético-comerciais do mercado publicitário brasileiro no ambiente autorregulado e nas eventuais atualizações e modernizações que o modelo brasileiro venha a contemplar".

Além disso, uma consultoria está mapeando os anseios de anunciantes, veículos/plataformas e agências, com a missão de "ajudar a dinamizar e estabelecer um desenho moderno para o CENP", em meio às transformações pelas quais a indústria publicitária passa.

"O compromisso de todos os que se reúnem no CENP ao longo de seus 22 anos é com o mercado brasileiro de marketing e publicidade. É neste fórum que temos conseguido, com muito empenho, empatia e respeito aos anseios de cada setor, gerir a autorregulação e evoluir o modelo de negócios", defende Caio Barsotti, presidente do CENP.

"Nosso objetivo permanente é promover o aprimoramento constante da qualidade dos serviços do mercado publicitário, a saúde financeira de todos os diferentes players e, neste sentido, propiciar condições para a livre concorrência, para sempre evitar o abuso do poder econômico", completa Barsotti.

Mudanças