arrow_backVoltar

Contar Para Viver

Sobreviventes do Holocausto e vítimas de ódio, em campanha

27.01.23

Nesta sexta-feira (27), Dia Internacional da Memória do Holocausto, a Unesco, a Confederação Israelita Brasileira (CONIB) e o Museu do Holocausto (Curitiba) apresentam a campanha "Viver Para Contar. Contar Para Viver", criada pela Cappuccino.

Dirigidos por Cao Hamburger e com narração do ator Caco Ciocler, os filmes (assista abaixo) unem depoimentos de Ruth Sprung Tarasantchi, Gabriel Waldman e Joshua Strul, sobreviventes do Holocausto, ao de vítimas brasileiras de ódio nos dias atuais: André Baliera, Odivaldo da Silva e Naiá Tupinambá.

A proposta é alertar sobre a importância de preservar a memória do Holocausto. “Sobreviventes do Holocausto estão morrendo. Ao compartilhar suas histórias e histórias semelhantes de sobrevivência e resistência, podemos preservar essas memórias para garantir que a história não seja distorcida ou apagada”, defende Vitor Elman, copresidente da Cappuccino e criador da campanha.

Quanto mais espaço na mídia abrirmos para a memória, menos espaço haverá para o crescimento do racismo, LGBTfobia, xenofobia, intolerância religiosa, de gênero ou de qualquer outro tipo”, completa Elman.

Estudo da Unesco com o Congresso Judaico Mundial detectou que 49% das postagens do Holocausto no Telegram negam ou distorcem os fatos. Paralelamente, crimes de ódio online cresceram 67% no início de 2022, de acordo com a Safernet, e denúncias de intolerância religiosa cresceram 141% no Brasil em 2021.

Neste cenário, segundo o governo federal e a polícia federal, o número de casos de apologia/apoio ao nazismo saltou de menos de 20 para mais de 100 entre 2018 e 2020. O número de células nazistas chegou a 1117. No final de 2022, o país registrou três ataques de ódio em escolas.

Ficha Técnica:

ELO STUDIOS

EQUIPE ELO PRODUÇÕES

Produtora & CEO Elo Studios: Sabrina Nudeliman Wagon

Diretor: Cao Hamburger

1a Assistente de direção: Ana Carolina Campanelli

Produtora executiva: Paula Garcia

Assistente de produção executiva: Fernanda Alves

Controller: Manu Marinho

Assistente de Controller: Victor Graciliano

Produtora set/objetos/figurino: Thais Lutti

1a. Assistente de produção set/objetos/figurino: Brulli Maria Liziero

2a. Assistente de produção set/objetos/figurino: Gabriela de Andrade

Direção de arte: Ana Mara Abreu

Maquiadora: Amanda de Souza Silva

Diretor de Fotografia: Felipe Corvello

Som direto: Rodrigo de Oliveira

Operador de Camera: Douglas Ferreira

1º assistente de câmera: Thiago Meira

Eletricista: Andre Djanikian

Assistente de edição: Eder Yukio

Montadora: Taíssa Rios

Montador: Felipe Lafé

Edição - Coordenação: Raimo Benedetti

Coordenação de pós-produção: Ana Carolina Campanelli

Correção de cor e Finalização - V8: Binhu Fehr - V8

Head de Marketing Digital e Branded: Clara Camargo

EQUIPE ULTRASSOM MUSIC IDEAS - (TRILHA, LOCUÇÃO, EDIÇÃO DE SOM E MIXAGEM)

Trilha Sonora Original: Ruben Feffer & Vitor Zafer

Produtor Musical Assistente e Editor de Trilhas: Rodrigo Custódio

Violino, Violoncelo, Violão, Teclado, Baixo, Guitarra e Programação: Vitor Zafer

Teclado e Programação: Ruben Feffer

Direção Executiva: Flávia Feffer

Produção Executiva: Erika Marques

Produção: Marô Blanques

Gravação de Locução: Ricardo Dias - Estudio Visom Digital - Rio de Janeiro

Edição de Diálogos e Som: Caio Gox

Mixagem: André Tadeu e Carlos Paes

Pós Produção de Áudio: Ultrassom Music Ideas

ELENCO E ACOMPANHANTES

Entrevistado: Joshua Strul

Entrevistado: Gabriel Waldman

Entrevistado: Ruth Tarasantchi

Entrevistado: André Cardoso Gomes Balieira

Entrevistada: Vitória Evellyn Bransfor Barbosa (Naiá Tupinambá)

Entrevistado: Odivaldo Carlos da Silva

Esposa Gabriel - Entrevistado: Simona Waldman

Esposa Neno - Entrevistado: Lucimar Aparecida de Almeida

Mãe da Naiá - Entrevistada: Jennyffer Evellys Bransfor

Irmã da Naiá - Entrevistada: Valentina Evellys Bransfor Correia

Narração: Caco Ciocler

AGÊNCIA CAPPUCCINO

Cliente Agência Cappuccino - Diretor de Criação: Vitor Elman

Cliente Agência Cappuccino - Estratégia criativa: Camila Yuri Teshima

Cliente Agência Cappuccino - redator: Bruno Ferro da Silva

Assistente fotógrafo Still: Guilherme Rayes Sorbello

Fotógrafo Still: Daniel Klajmic

Cliente Agência Cappuccino - atendimento: Camila Michelato

Cliente Agência Cappuccino - Direção de arte: Cristhian Costa Fonteles

Direção de Mídia: Rodrigo Martinez

Monitoramento: Lucas Duarte

Gerente de Projeto: Andre Lin

Desenvolvedor: Phelipe Luca

Comercial: Tatiana Brossi

Criação e Produção dos vídeos para Reels: Juliano Malinverni da Silveira

WEBER SHANDWICK

Direção geral: Laura Schoen

Direção geral: Zé Schiavoni

Direção geral: Alessandra Ritondaro

Direção geral: Laura Andrews

Relações Institucionais e conteúdo: Fabrizio Leonardo

Plano de Mídia: Fernando Farah

Direção em Analytics: Renata Marins

PR Digital: Laura Chiavenato

Relações com Imprensa e coordenação PR: Andréa Pontes

PR Digital e Conteúdo: Renato Sales

Relações com Imprensa: Antonio Alves

Coordenação em Analytics: Henrique Paludetto

Relações com Imprensa: Daniel Sasaki

Coordenação Webinar: Bruno Cetira

Relações com Imprensa e Analytics: Leonardo Spinelli

Analytics: Matheus Valim

Contar Para Viver

/