arrow_backVoltar

Contra Aids

Homens fazendo sexo viram ditadores

04.09.09

Clique aqui e assista ao filme (o arquivo está escuro e o arquivo do YouTube foi retirado) criado pela agência de publicidade das comitee, de Hamburgo, para o grupo alemão de conscientização sobre a Aids Regenbogen e.V.


Em um quarto pouco iluminado, um casal tira a roupa e começa a fazer sexo. A câmera mostra, então, o rosto do homem, no momento do clímax, e revela se tratar de Adolf Hitler. O comercial termina com a frase "AIDS é uma assassina em massa".


A campanha conta ainda com cartazes em que, além de Adolf Hitler, os ditadores Joseph Stalin e Saddam Hussein aparecem como metáfora da Aids. Um spot de rádio que reproduz um discurso famoso de Joseph Goebbels, propagandista nazista, completa a ação.


O filme foi programado para ser divulgado no Dia Mundial da Aids, a partir da próxima semana, após as 21h, na televisão alemã.


A campanha, no entanto, já está causando polêmica. "É claro que há muitas organizações de HIV que têm suas próprias campanhas, mas eu acho que a campanha está estigmatizando incrivelmente as pessoas que vivem com o HIV e que já enfrentam muita discriminação devido à falta de conhecimento sobre o vírus. E ainda por cima (a campanha), falha em prover qualquer tipo de verdadeira mensagem de prevenção e pode desencorajar as pessoas a fazerem o teste. O comercial é também impreciso porque no Reino Unido, graças ao tratamento, o HIV é uma condição tratável que não necessariamente leva a Aids", disse um porta-voz para a organização National Aids Trust, que coordena o Dia Mundial da Aids na Grã-Bretanha


O grupo Regenbogen e.V defende a mensagem dizendo que "a campanha foi pensada para sacudir as pessoas, para trazer o tópico Aids de volta ao cenário principal, e para reverter a tendência de relações sexuais sem proteção", no website da campanha.


Hans Weishäupl, diretor de criação da das comitee disse ao jornal Telegraph que propôs o vídeo com Hitler com a intenção de causar impacto. "Muita gente não tem consciência de que a Aids está matando todos os dias. Eles queriam uma campanha que dissesse às pessoas que isso ainda é uma ameaça", disse. "Na Alemanha, é o rosto mais feio que você pode usar para mostrar o mal".


Ficha Técnica:


Advertising Agency: das comitee, Hamburg, Germany
Creative Director: Hans Weishäupl, Dirk Silz
Photographer: Uwe Düttmann
Published: September 2009

Com informações do jornal O Globo.

Contra Aids

/