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Crescimento com saúde

Twitter reporta aumento de 18% na receita no 2º trimestre

26.07.19

O Twitter divulgou os números do segundo trimestre, reportando um crescimento acima do que esperavam analistas. Com aumento de 18% em relação ao mesmo período no ano passado, a receita chegou a US$ 841 milhões (a expectativa do mercado era de US$ 829 milhões). O montante obtido com publicidade atingiu US$ 727 milhões, alta de 21% sobre 2018. Um dos destaques do relatório foi o desempenho da rede nos EUA. A receita no país foi de US$ 455 milhões no segundo trimestre, um crescimento de 24% em comparação ao mesmo período de 2018.

A rede informou que houve aumento no número de usuários diários que veem anúncios na plataforma, o que foi obtido com melhoras nos algoritmos e no uso de machine learning para levar conteúdo mais relevante para as pessoas. A empresa tem uma métrica para avaliar esse alcance a partir de sua plataforma, excluindo acessos por meio de serviços como Tweet Deck. É o monetizable daily active usage (mDAU). Esse índice atingiu 139 milhões usuários no período, superando os 135 milhões especulados por analistas. A alta é de 14% sobre o segundo trimestre de 2018. No primeiro trimestre o mDAU foi 134 milhões.

Parte desse desempenho se deve aos esforços de aprimorar os formatos de vídeos para publicidade, segundo o relatório. Parcerias também estão na mira da rede, como a que fecharam com a NBC Universal para ter livestream dos Jogos Olímpicos de 2022 na plataforma. Acordos foram estabelecidos no período para que haja mais conteúdo ao vivo e on demand nos setores de entretenimento, notícias, esportes e e-sports.

Saúde nas conversas

Outro ponto destacado pelo Twitter é a saúde da plataforma, o que está relacionado à qualidade das conversas estabelecidas na rede. De acordo com o relatório, foram alteradas as regras de postagem para que elas fiquem mais fáceis de serem compreendidas, evitando conteúdo de ódio ou preconceito. Também foram implementadas medidas para melhorar a privacidade e para que a empresa identifique mais rapidamente atividades maliciosas. Com isso, houve uma redução de 18% nos informes de spam ou comportamento suspeito.

Em visita ao Brasil em maio, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, salientou que a empresa estava preocupada com a proliferação de conversas tóxicas. E declarou que era um objetivo medir a saúde das mensagens na plataforma (leia mais aqui).

Como o relatório apontou, no passado a companhia permitiu que certos tweets que violavam as regras continuassem visíveis porque acreditava-se que isso era do interesse do público. “Agora vamos colocar um aviso em cima dos tweets que violam nossas políticas”, revela a empresa. O alerta servirá para que o público veja que a medida foi tomada pelo Twitter, o que será aplicado para contas verificadas e com 100 mil ou mais seguidores. A ideia é dar clareza da decisão para os usuários entenderem porque os tweets foram cobertos. “A saúde da conversa pública no Twitter continua a ser a nossa maior prioridade”, ressaltou a companhia no relatório.

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