Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Mercado Livre faz maratona de conteúdo ao vivo
A Black Friday, quem diria, uma data que nos últimos anos vem se impondo como o principal momento do calendário varejista no Brasil, agora também virou uma atração de conteúdo.
Muito além da estratégia de superdescontos e “incríveis” ofertas nas plataformas de marketplace, ela também agita a chamada creator economy, com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo digital.
O impacto do formato de data dupla nas ações promocionais, como o desta terça, 11 de novembro (11.11), levou o Mercado Livre a investir em uma estratégia de aproximação e formação de sua rede de afiliados e criadores.
A empresa, líder de e-commerce na América Latina, realizou na virada de 10 para 11 de novembro, um encontro que reuniu mais de mil influenciadores de todo o país, na Community Creators Academy, em São Paulo.
O clima era de um salão antropológico. Pessoas de todas as idades, em sua maioria com looks não comuns, disputando atenção em roupas e adereços cheios de brilho, cabelos coloridos, penteados inesperados e maquiagens estridentes.
Em torno delas, música alta, longas filas para ganhar cupons e uma infraestrutura com cenários e estúdios para uma maratona de oito horas de produção de conteúdo ao vivo para a Black Friday.
Além do suporte do Mercado Livre, a maratona também teve o apoio de 15 marcas, entre elas Electrolux, Pampers, Buddemeyer e Mondial, com 18 espaços de diferentes formatos para criação de vídeos.
“O social commerce vive um momento transformador e nossa proposta aqui é inovar a forma de conectar marcas e criadores”, diz Renata Gerez, head de social commerce do Mercado Livre na América Latina.
Criado há cerca de dois anos, o programa de afiliados e criadores, segundo Renata, “é um dos pilares que fortalecem nosso ecossistema”. Ela afirma que ele cresceu 310% no segundo trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2024, e que os participantes têm ganhos de até 16% sobre as vendas aprovadas.
Ainda de acordo com Renata, somente no último mês de setembro, o programa registrou 72 pedidos de registro por minuto. “Ele está se consolidando como uma das principais portas de entrada para o empreendedorismo digital”, ela afirma.
Entre esses novos criadores de conteúdo que se destacam como empreendedores digitais, o Mercado Livre menciona a atuação de uma cozinheira, que deixou o trabalho onde ganhava salário mínimo e hoje chega a faturar mais de R$ 13 mil mensais com o programa da plataforma de e-commerce.
Empreendimento da Ânima Educação (universidades como Anhembi Morumbi e São Judas) e Agência Califórnia, a Community Creators Academy conta com um espaço de mais de 14 mil metros quadrados e mais de 200 estúdios para projetos de conteúdo que vão de gravação de podcasts e reality shows a eventos de infoprodutos, live shopping e mentorias.
“Estamos vivendo a virada definitiva do varejo para o conteúdo. Hoje, o consumidor compra influenciado por criadores em tempo real. Esse é o futuro do comércio digital”, opina Fabio Duarte, fundador e CEO da Community Creators Academy.
Marcello Queiroz