De onde vem o ouro

Campanha da Puma celebra Palmeiras e seus feitos com 37 artes

26.08.21

Nesta quinta-feira, 26, o Palmeiras completa 107 anos. Como parte da celebração, placas e pôsteres que remetem a uma conquista em especial, a Tríplice Coroa - formada pelos títulos do Campeonato Paulista, da Copa do Brasil e da Libertadores na temporada 2020 – estão tomando o entorno do Allianz Parque, o estádio do clube alviverde. A ação faz parte da campanha “De onde vem o ouro”, da Puma, patrocinadora do time. A criação é da Estud.io e da Plant.

O pontapé inicial da campanha foi a apresentação do novo uniforme da equipe, Third, divulgado nesta quarta-feira, 25. No mesmo dia, o canal do Palmeiras no YouTube lançou um filme de um minuto que faz uma retrospectiva da Tríplice Coroa (veja abaixo).

Na inauguração da nova sala de troféus do clube, nesta quinta, a nova camisa entrou em exibição para o público, junto de 37 artes feitas para a campanha, que narram a cronologia dessa conquista: foram 37 partidas para a concretização do feito.

Para completar, o time entra em campo vestindo a Third no jogo deste sábado, 28, contra o Athletico-PR no Allianz Parque, pelo Brasileirão. A camisa ganhou detalhes em dourado.

O conceito de “De onde vem o ouro” trabalha com a ideia de capítulos. A campanha é dividida em três atos, cada um simbolizando um campeonato. Esses atos se desdobram em capítulos, que representam as partidas disputadas. Os momentos marcantes de cada jogo são retratados através de artes e frases – é importante prestar atenção nos detalhes. As ilustrações são da Black Madre.

Essas 37 artes foram transformadas em placas que estão sendo espalhadas em lugares icônicos e com forte ligação com o Palmeiras. São o clube, o estádio, o centro de treinamento (Academia de Futebol), estabelecimentos como uma padaria e uma lotérica, e lojas oficiais do time.

Além disso, lambe-lambes estão sendo distribuídos para torcedores e vizinhos do Allianz Parque, para que possam ser colados em casas, lojas, restaurantes. Desse modo, as cercanias do Palmeiras ajudam a contar, por meio desses pôsteres, a história da Tríplice Coroa alviverde.

"Em um ano histórico pro Palmeiras, com a conquista da Tríplice Coroa, simbolizada pela invasão da cor dourada nessa camisa, tomando até o emblema do clube, nós quisemos mostrar de onde vem esse ouro. A verdade é que não ele vem só dos títulos em si, mas sim de cada um dos momentos cruciais vividos pelo time e pela torcida nesses 37 jogos", explicou Ana Mattioni, diretora de criação do Estud.io.

Assinando também a direção criativa, além do design, está a Plant, dupla formada pelos diretores de arte João Linneu e Bruno Oppido. A empresa, que foi recentemente lançada, desenvolve projetos que necessitem de comunicação com foco em arte e craft. É o primeiro trabalho deles que vai para a rua. "Não poderíamos ter tido melhor começo para a Plant, do que este junto com o Estud.io e a Puma. Agência com total liberdade criativa junto com cliente corajoso não pode resultar em nada menos do que um trabalho que nos dá orgulho", afirmou Linneu.

A Third faz parte do movimento Faster Football da Puma, que busca ultrapassar limites, inovar e apresentar novidades para o futebol. O uniforme foi criado celebrando uma conquista muito recente na história do clube, algo não muito usual no futebol. "Por que esperar? É um momento muito importante na nossa parceria, um feito histórico, que precisa ser celebrado já e não fazia sentido esperarmos anos para uma homenagem”, declarou o diretor de marketing Fabio Kadow.

Título: De Onde Vem o Ouro
Cliente: Puma