Depois de McPicanha sem picanha

Whopper Costela, do Burger King, não tem costela

02.05.22

Na semana passada, o McDonald's tirou do seu cardápio os novos sanduíches McPicanha, que não levavam picanha em sua composição (leia aqui), depois que o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) abriu um processo para julgar a campanha publicitária criada pela Galeria e a rede de fast food foi notificada pelo Procon (leia e veja aqui).

Agora, foi a vez do Burger King entrar na dança. A rede admitiu que o sanduíche Whopper Costela não possui costela em sua composição, após o blog "Coma Com os Olhos" - o mesmo que denunciou o caso do McPicanha -, observou que no hambúrguer do BK, "fabricado pela Sadia", não tem "costela" e sim "paleta de porco com algum aroma de costela".

O texto publicado no blog, que é gerenciado por Itamar Taver, morador de Sorocaba (interior de São Paulo), acrescentou que entrará com uma denúncia no Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária). Procurada pelo Clubeonline, a assessoria da entidade informou que "não tem notícias sobre este caso no momento".

A campanha criada para divulgar o produto, "Porco Haters", foi criada pela David São Paulo e lançada em dezembro do ano passado (leia e veja aqui).

Em seu site, o Burger King descreve o Whopper Costela como feito com "hambúrguer de carne de porco com aquele aroma inconfundível de costelinha".

Depois da publicação do texto do "Coma Com os Olhos", o Burger King divulgou uma nota, reforçando que desde o lançamento do produto "sempre trouxe com clareza em sua comunicação e em todos os materiais e peças publicitárias, cardápios e materiais oficiais de marca a composição do hambúrguer presente no sanduíche — feito com carne de porco (paleta suína) e sabor de costela"

Leia abaixo o comunicado, na íntegra:

"A transparência para com os nossos clientes é um valor fundamental e inegociável para o Burger King. Nesse sentido, em relação ao Whopper Costela, a rede ressalta que o produto, feito de paleta suína, leva em sua composição aroma de costela 100% natural sem qualquer ingrediente artificial.

Além disso, reforça que desde o lançamento do produto sempre trouxe com clareza em sua comunicação e em todos os materiais e peças publicitárias, cardápios e materiais oficiais de marca a composição do hambúrguer presente no sanduíche — feito com carne de porco (paleta suína) e sabor de costela.

A marca ainda reforça que alinhado aos seus compromissos de sustentabilidade assumidos o produto Whopper Costela é 100% livre de quaisquer corantes, conservantes e aromatizantes artificiais.

A marca se mantém à disposição de seus clientes através de seus canais de contato para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre esse e quaisquer outros produtos de seu portfólio".

O Clubeonline também procurou o Procon-SP, que informou que "irá notificar a empresa", que deverá apresentar explicações sobre a composição e a campanha publicitária do sanduíche Whopper Costela até o dia 6 de maio.

A empresa deverá apresentar a tabela nutricional do sanduíche, atestando a composição de cada um dos ingredientes, e documentos que comprovem os testes de qualidade realizados, além dos gabaritos das embalagens utilizadas para acondicionamento do produto, cópia dos materiais publicitários da divulgação da atual linha do produto e de campanhas anteriores de sanduíches similares.

Segundo o Procon, se ficar comprovado que houve indução do consumidor a erro, a empresa pode ser multada por publicidade enganosa em até R$ 11,6 milhões.

Em dezembro do ano passado, o Burger King havia recebido uma notificação extrajudicial do Palmeiras, por conta da campanha para promover o Whopper Costela (aqui).

De acordo com matéria publicada pelo site GE, o clube paulista ameaçou levar o caso à justiça, se o anunciante não removesse as peças da comunicação e pedisse desculpas públicas, por entender que a estratégia se valeu de "marketing de emboscada", já que o BK não é patrocinador do alviverde. No comercial, o anunciante faz referência ao Palmeiras, que tem o apelido de "porco", para promover o Whopper Costela (aqui).

Depois de McPicanha sem picanha