Depois de pressão de patrocinadores

Jogador de vôlei é afastado, multado e pede desculpas

27.10.21

O jogador de vôlei Maurício Souza está afastado do Minas Tênis Clube e será multado, depois ter publicado declarações homofóbicas nas suas redes sociais nesta semana.

Entre os posts, o atleta criticou a DC Comics, que anunciou que o personagem Super-Homem irá se descobrir bissexual. "Ah, é só um desenho, não é nada demais... Vai nessa que vai ver onde vamos parar…", escreveu o jogador, com a imagem do herói beijando um homem.

Em seguida, o jogador da seleção brasileira de vôlei Douglas Souza, que é homossexual, postou: "Engraçado que eu não 'virei heterossexual' vendo os super-heróis homens beijando mulheres… Se uma imagem como essa te preocupa, sinto muito, mas eu tenho uma novidade para a sua heterossexualidade frágil. Vai ter beijo sim. Obrigado, DC, por pensar em representar todos nós e não só uma parte".

Nesta terça-feira (26), a Fiat, patrocinadora da equipe de vôlei do Minas Tênis, cobrou um posicionamento  do clube por conta dos textos de Maurício Souza.

"Em relação às recentes declarações do jogador Maurício Souza, da equipe de vôlei Fiat Minas Gerdau, a Fiat declara seu repúdio a toda e qualquer expressão de cunho homofóbico, considerando inaceitáveis as manifestações movidas por preconceito, ímpeto desrespeitoso ou excludente. A empresa pauta suas ações e relacionamentos com base em valores que considera inegociáveis, como o respeito à diversidade e à inclusão. Assim, a Fiat repudia qualquer tipo de declaração que promova ódio, exclusão ou diminuição da pessoa humana e espera que a instituição tome as medidas cabíveis e necessários no mais curto espaço de tempo possível", escreveu a montadora.

Outra patrocinadora, a Gerdau, também pressionou o Minas Tênis Clube nas redes sociais. "Estamos acompanhando atentamente as declarações do atleta Maurício Souza, jogador do time de vôlei masculino do Fiat/Gerdau/Minas. A Gerdau repudia qualquer tipo de manifestação de cunho preconceituoso ou homofóbico e já solicitou a posição oficial do clube sobre as tratativas necessárias ao caso para adotar as medidas cabíveis, o mais breve possível. Reforçamos nosso compromisso com a diversidade e inclusão, um valor inegociável para a companhia".

Ricardo Vieira Santiago, presidente do Minas Tênis Clube, teve uma reunião com o atleta na tarde desta terça-feira (26) para lhe informar sobre seu afastamento "por tempo indeterminado do Fiat/Gerdau/Minas". O jogador também recebeu uma multa e foi orientado a fazer uma retratação pública imediata, segundo o clube.

Na sequência, Maurício Souza pediu desculpas: "Pessoal, após conversar com meus familiares, colegas e diretoria do clube, pensei muito sobre as últimas publicações que eu fiz no meu perfil. Estou vindo a público pedir desculpas a todos a quem desrespeitei ou ofendi, esta não foi minha intenção".

Muitos internautas observaram que a retratação foi feita pela conta do jogador no Twitter, que tem bem menos seguidores que seu perfil no Instagram, onde ele postou a declaração contra a orientação sexual do Super-Homem.

Depois de pressão de patrocinadores