arrow_backVoltar

#DesafioDos40segundos

Ação marca Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

10.09.20

A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida, no mundo. Para ajudar a conscientizar o público sobre o tema no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro), os criativos Eduardo Cabral e João Victor Lovise e o planejador Giovanni Pavan apresentam o #DesafioDos40Segundos.

Trata-se de um filtro que está disponível no Instagram e no TikTok e que, num primeiro momento, parece ser um jogo de perguntas e respostas, por meio do qual "celebridades" respondem, com "sim" ou "não", a questões sobre seus hábitos durante a quarentena.

No entanto, no 40° segundo, o filtro é interrompido e uma mensagem revela o verdadeiro intuito da dinâmica: "antes que você pudesse completar um desafio de internet, mais uma pessoa perdeu a vida".

Além de promover a reflexão sobre a importância da conversa e da escuta ativa para a prevenção do suicídio e para a manutenção da saúde mental, o projeto pretende atrair mais voluntários para o CVV (Centro de Valorização da Vida).

Para tanto, o movimento conta com a participação de "celebridades" e "influenciadores". Ivete Sangalo, Juliana Paes, Fernanda Gentil, Fábio Porchat, Lucas Rangel e Karol Conka são alguns dos mais de 200 nomes que aceitaram participar do desafio.

"Durante a pandemia, a capacidade de atendimento do CVV diminuiu, justamente porque grande parte do corpo de voluntários pertence ao grupo de risco. Por outro lado, houve piora na saúde mental do brasileiro. Desta forma, o CVV precisou se reinventar para conseguir atender remotamente e necessita de mais gente disposta a dialogar", ressalta Cabral.

"O filtro é uma isca para começar essa conversa. A ideia é quebrar a dinâmica comum da internet e hackear a atenção das pessoas. Nosso objetivo é chocar as audiências e fazer a pauta ser comentada", explica o criativo. "Nos seus respectivos canais, cada 'influenciador' irá aprofundar ainda mais o assunto, falando principalmente sobre a conversa e a escuta: os dois principais agentes que podem auxiliar na prevenção ao suicídio", completa Lovise.

A ação também conta com o apoio voluntário da BR Media.

Assista abaixo a alguns dos vídeos com a participação "celebridades".

Ficha Técnica:

Concepção: Eduardo Cabral, João Victor Lovise e Giovanni Pavan
Desenvolvedor AR: Pedro Afonso de Oliveira
Locução: Beto Hora e AnaLu Garcia
Produção: Talita Mendonça e Bruno Simões
PR: Caroline Cabral, Silvia Rossetto, Will Marinho, Hugo Ribeiro, Ruhama Rocha, Eric Surita e Gabriella Bueno
Apoio: Larissa Rezende, Felipe Almeida, Luisa Vissotto, Sarah Gomes e Juliana Cardoso

#DesafioDos40segundos

/