arrow_backVoltar

Dia do Meio Ambiente

Globo lança ações e lives para mudar comportamentos

03.06.20

Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente será celebrado pela Globo com uma série de ações para incentivar mudanças de comportamento e uma melhor relação com o meio ambiente. Entre elas estão uma campanha na TV, pílulas nas mídias sociais e diversas lives. As atividades programadas para a data fazem parte da plataforma de comunicação Menos é Mais, lançada em 2015 com o objetivo de promover a reflexão sobre consumo consciente e sustentabilidade ambiental.

Apresentando medidas que podem ser facilmente tomadas para ter um planeta mais sustentável, a campanha criada para comemorar o dia será veiculada na programação da TV e dos canais por assinatura. Ela é assinada em parceria com o Instituto Akatu e a Conservação Internacional. As atitudes defendidas no filme são inspiradas nos 5 "R"s: Recuse, Recicle, Reuse, Reduza e Repense. O problema da geração de resíduos é complexo e envolve responsabilidades de diferentes agentes, mas a campanha convida cada um a fazer uma revisão de hábitos e ser um agente de mudança.

Mateus Solano, Vladimir Brichta, Camila Pitanga, Thainá Duarte, Klebber Toledo e Taís Araújo gravaram, em suas casas, pílulas com dicas para fazer o descarte correto de resíduos. Os vídeos, que serão publicados nos perfis da Globo nas mídias sociais, são sobre separação de resíduos, coleta seletiva, limpeza de resíduos sólidos, cuidados com descarte de medicamentos, cuidados com o descarte de materiais cortantes. Entram na pauta também luvas e máscaras por causa da pandemia. Outro tema será como montar uma composteira caseira. O público será convidado a se aprofundar nos assuntos na plataforma Menos é Mais.

O elenco da Globo participará na quinta de lives programadas pelo perfil do GNT no Instagram com o tema "O que cada um de nós pode fazer pela preservação e conservação do planeta e seus espaços ambientais?". Entre elas, estão a de Astrid Fontenelle, que falará sobre as alterações vistas na natureza durante a quarentena com o ambientalista Marcio Astrini, e a de Emicida com o representante indígena Ailton Krenak, encontro que encerra a jornada ao vivo.

Na TV paga, o Canal OFF exibe, na sexta-feira, um documentário original chamado “Everest Sustentável”, que registra os aspectos ambientais de uma trilha no Everest. O programa conta com imagens nunca exibidas dos resíduos largados pelo caminho, além de entrevistas com os responsáveis pela coleta de lixo na montanha. No IGTV, o OFF está com pílulas de Pedro Oliva relacionadas ao meio ambiente na #SemanaDoMeioAmbienteNoOFF.

Ainda na sexta, o Verdejando, iniciativa da Globo, vai marcar presença em uma mega live promovida pelo movimento Green Nation. O evento, que irá durar seis horas, contará com uma série de debates nas redes sociais do Green Nation, reunindo especialistas, artistas e organizações. A participação do Verdejando tem como objetivo fomentar a discussão sobre a importância da conexão da sociedade com a natureza e como essa relação impacta o meio ambiente e sua preservação.

O bate-papo reúne o ator Mateus Solano, a jornalista Ananda Apple, o ambientalista Nik Sabey (da iniciativa “Novas Árvores por Aí’) e a engenheira florestal Aretha Medina, do SOS Mata Atlântica. Durante o debate, o público será convidado a plantar ao mesmo tempo que os participantes da live. A ideia é formar uma corrente de apoio ao meio ambiente, onde cada um, a partir de sua casa, poderá contribuir plantando mudas ou sementes.

Cerca de 300 pessoas foram convidadas para a ação e receberam kits com mudas de espécies nativas (aroeira-pimenteira, pitangueira e cereja do rio grande), disponibilizadas pela SOS Mata Atlântica, que podem ser plantadas em vasos e cultivadas dentro de casa. O bate-papo com plantio será transmitido ao vivo nas redes sociais e no site do Green Nation. O Verdejando terá ações em Brasília e Pernambuco também.

Na semana seguinte, de 8 a 12 de junho, a Globo vai reforçar ainda mais a temática ambiental, estreitando o relacionamento com universidades. Está programada uma série de webinars sobre os desafios da cobertura ambiental e a importância na divulgação da produção científica. As palestras integram o projeto Globo no Campus, para troca de conhecimento entre talentos da empresa e o público acadêmico.

Confira algumas ações:

· Quarta-feira (3/06)
A plataforma Gente lança as séries “Conversas Sustentáveis”, com conteúdos sobre consumo consciente em áreas tão diversas quanto moda, alimentação, favela e sustentabilidade e lixo nos oceanos.

No IGTV do Canal OFF, Pedro Oliva dá dicas de como trazer uma alimentação mais sustentável para dentro de casa e reforça como o cuidado com a água é essencial. No @canaloff.

· Quinta-feira (4/06)
Maurício Arruda e Mateus Solano conversam no @gnt sobre arquitetura e sustentabilidade às 13h. E às 18h, Astrid Fontenelle fala sobre as alterações vistas na natureza durante a quarentena com o ambientalista Marcio Astrini.

No IGTV do Canal OFF, Pedro Oliva dá dicas sobre como otimizar o uso da energia em casa. No @canaloff.

· Sexta-feira (5/06)
A plataforma Gente disponibiliza a série 'Pergunte ao Cientista', onde os atores das produções originais do Gloob puderam exercitar sua curiosidade sobre temas como preservação ambiental ao fazer perguntas para o engenheiro florestal Tasso Azevedo.
A preservação ambiental é a pauta do papo entre Emicida e Ailton Krenak, às 16h. No @gnt.
O Canal OFF chama atenção para a questão dos resíduos com a exibição do documentário original “Everest Sustentável”, às 20h. No IGTV, Pedro Oliva fala sobre mudanças de costumes e como podemos pensar em alternativas mais sustentáveis dentro de casa. No @canaloff.

Às 13h30, o Verdejando participa da mega live do movimento Green Nation com o bate-papo online “Conexão com a natureza: como ela pode salvar nosso futuro”. Durante o debate, às 14h, o público será convidado a plantar ao mesmo tempo que os participantes da live. Nas mídias sociais do Green Nation.

· Segunda-feira (8/06)
Até o dia 12/06, o projeto Globo no Campus leva, em formato digital, as palestras dos jornalistas Sonia Bridi, Ernesto Paglia e Vico Iasi a universidades.

Dia do Meio Ambiente

/