Dispositivo do Santander

Deficiente visual pode acompanhar futebol com os dedos

15.11.19

Deficientes visuais podem acompanhar as partidas de futebol com os dedos, por meio do dispositivo Fieeld, lançado pelo banco Santander e criado em parceria com o grupo Havas.

O aparelho, que converte dados recolhidos seguindo os jogadores e replica cada jogada, foi apresentado como o "primeiro sistema tátil de retransmissão de eventos esportivos em diferido que permite seguir os movimentos da bola e a trajetória das jogadas usando as pontas dos dedos."

Agora, o banco busca um sócio tecnológico para ampliar seu desenvolvimentopossível comercialização da ferramenta, que conta com o apoio da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA).

Para promover o Fieeld, o Santander lança filme (assista abaixo) que traz como protagonista o brasileiro Nicko, pequeno torcedor do Palmeiras que é deficiente visual, e a mãe do garoto.

"O Fieeld é um claro exemplo de como os avanços tecnológicos e o futebol podem exercer um impacto positivo na sociedade e melhorar a vida das pessoas. Por isso, desenvolvemos esse projeto. No Santander, apoiamos o esporte porque estamos comprometidos com o progresso da sociedade", ressalta Juan Manuel Cendoya, diretor geral de comunicação, marketing corporativo e estudos do banco Santander.

O Santander também organizou vários eventos no Brasil, Argentina e Peru esta semana para divulgar o Fieeld, aproveitando que, neste sábado (23), o Flamengo e o argentino River Plate disputarão a final da Copa Libertadores no estádio Monumental de Lima (Peru).

O evento no Brasil contará com a presença de Ronaldo Nazário, embaixador do Santander, e também de Nicko e sua mãe. Na Argentina, estarão os jogadores da Seleção Argentina de Cegos, os "Murciélagos".

Dispositivo do Santander