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Educação e capacitação

iFood lança plano para impactar 10 mi de pessoas

26.02.21

O iFood anunciou o compromisso de impactar mais de 10 milhões de pessoas com programas de educação, capacitação e formação com foco na nova economia digital. A foodtech irá oferecer, com o apoio de parceiros, cursos de tecnologia e empreendedorismo, que têm o objetivo de beneficiar cinco milhões de pessoas, incluindo entregadores e familiares e profissionais de mais de 200 mil restaurantes cadastrados na plataforma.

Também serão criadas oportunidades de formação em tecnologia para mais 25 mil pessoas que vivem em periferias. As iniciativas da empresa devem impactar também cinco milhões de estudantes e professores da rede pública de ensino.

Para que o futuro seja mais próspero e inclusivo, precisamos passar pela educação. Acreditamos que a mesma inovação e tecnologia que guiam nosso negócio também serão os propulsores para gerar impactos em grande escala, oferecendo oportunidades principalmente para grupos minorizados”, declarou Gustavo Vitti, vice-presidente de Pessoas e Soluções Sustentáveis do iFood.

A foodtech destinou mais de R$ 2 milhões em ações piloto que contemplam as três frentes: formação de profissionais de tecnologia, capacitação para o empreendedorismo e trabalho do futuro e incentivo ao ensino digital por meio de tecnologia para a educação pública. Nos próximos cinco anos, serão feitos novos investimentos para ampliar ainda mais o impacto e cumprir o compromisso.

Parcerias

O programa do iFood conta com a parceria de seis entidades do terceiro setor e empresas de educação, que apoiarão no desenvolvimento de habilidades demandadas pelo atual mercado de trabalho e fundamentais para a economia digital, como inteligência artificial e programação nas linguagens Python, Java, JS, React, Kotlin, Android e iOS.

A seleção dos candidatos com foco em pessoas de baixa renda é feita com base em critérios definidos com instituições como o instituto Proa.

Para o pilar de formação em tecnologia, entre os parceiros está a Resilia, programa que oferece a pessoas de baixa renda a oportunidade de estudar Ciência de Dados, com a possibilidade de contratação via iFood. A Reprograma é outro parceiro do iFood nesse campo. Ela oferece cursos de programação para mulheres cis e trans e quer formar 400 profissionais em dois anos.

No plano voltado à capacitação, a empresa tem parceria com o Proa, que visa oferecer acesso ao primeiro emprego para jovens do ensino médio da rede pública com idade entre 17 e 22 anos. Em 2021, a meta é capacitar 7 mil pessoas e, até 2023, chegar à marca de 400 mil.

A empresa também pretende elevar a qualidade do ensino nas escolas públicas por meio da tecnologia. Para viabilizar essa iniciativa, a foodtech se aliou à Fundação 1 Bi, do Grupo Movile (do qual o iFood faz parte), que desenvolveu uma ferramenta gratuita de aprendizagem via WhatsApp, o Aprendizap. Estudantes e professores têm acesso a conteúdos desenvolvidos por especialistas. Com a parceria, a ideia é que sejam desenvolvidas novas trilhas de conhecimento.

Projetos que incentivam o empreendedorismo no ramo da alimentação e oportunidades de aprendizado para os entregadores cadastrados na plataforma do iFood estão em desenvolvimento. Para ler mais a respeito do compromisso assumido pela companhia, acesse aqui.

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