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El Ojo 2019

Dois GPs para Producción Gráfica

06.11.19

O El Ojo de Iberoamérica terá apenas uma categoria com dois GPs: Producción Gráfica. A revelação foi feita nesta quarta-feira, 06, quando o festival iniciou suas atividades em Buenos Aires. As campanhas ganhadoras foram “The gun violence history book”, da FCB Chicago para o Illinois Council Against Handgun Violence (EUA hispânico), e “Una fotografia irrepetible”, da FCB&FiRe, da Espanha, para a marca de chocolates Trapa.

O presidente de júri da categoria, o colombiano Alexis Ospina (CCO da VMLY&R México), contou que houve muita discussão para definição de Grand Prix. De fato, o prêmio máximo estava atribuído apenas para a campanha da FCB Chicago, um trabalho que foi além da beleza gráfica. O case - que conquistou seis Leões em Cannes (relembre aqui) - é, na verdade, um livro que narra a história da violência armada nos EUA. Mas, se fosse disparado um tiro contra alguém que portasse a obra, ela seria capaz de “frear” a bala.

O livro tem desenhos espetaculares e é um trabalho editorial com fotografia linda. Porém é também uma ideia transgressora. A campanha supera a bem cuidada produção por valorizar uma ideia”, explicou Alexis.

A falta de GPs em outras duas categorias do festival (que não foram anunciadas) abriu a possibilidade de que se voltasse a analisar peças premiadas com Ouro e que poderiam ter uma segunda chance. Essa nova oportunidade surgiu para a campanha da FCB&Fire. A campanha publicada em revistas foi criada para denunciar uma situação de dano ao meio ambiente.

A marca de chocolates queria mostrar que não usaria mais óleo de palma em seus produtos. O ingrediente é um dos causadores de derrubadas de florestas tropicais. Uma foto de moda foi tirada em uma região da Indonésia que sofre muito com esse problema. O anúncio dava as coordenadas do local e dizia que, em alguns meses, uma equipe da fabricante iria retornar para a selva e averiguar a situação, denunciando se houvesse danos ao meio ambiente.

O detalhe é que a equipe não recebeu visto para poder checar in loco como estava a região. Imagens de satélite revelaram que o local onde a modelo tinha tirado a foto estava preservado. O entorno, porém, já havia sido devastado. “São duas ideias que inspiram. Esses trabalhos mereciam o GP”, afirmou Alexis.

A cobertura do Clubeonline é patrocinada por Alice Filmes e Cheil Brasil.


El Ojo 2019

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